Visa: Igor, conta pra gente como nasceu a ideia do aplicativo criado pelo Time Pitanga.
Igor: A ideia nasceu de uma situação que vivi com a minha namorada no ano passado, assistindo à novela “O Velho Chico”. Ela gostou do chapéu que a atriz Camila Pitanga estava usando e queria porque queria aquele chapéu. Ficamos procurando onde poderíamos encontrar e comprar aquele chapéu, o que aconteceu depois de semanas de busca. Quando formamos o time, eu contei essa história pros outros meninos e eles compraram a ideia.
Visa: Como ele funciona e qual é a aplicabilidade dele?
Igor: A pessoa está assistindo sua novela favorita e vê uma roupa ou algum acessório que gostou. O vídeo está à esquerda e à direita tem uma loja online. Conforme a cena vai rodando, o item vai ficando iluminado na loja. Se a pessoa quiser comprar, é só clicar no botão do Visa Checkout e confirmar o pagamento. Mais pra frente, isso também poderá ser aplicado ao futebol, por exemplo, em que o torcedor poderá comprar uma camisa do time, a bola ou a chuteira do jogador enquanto assiste a uma partida. É uma vitrine.
Visa: Qual foi a API usada? Como foi usada?
Igor: A gente usou duas APIs: uma de pagamentos – a do Visa Checkout, que foi para implementar o pagamento, e a que criamos na hora, com os dados dos itens que estavam em cena. Classificamos os itens como trilha sonora, vestuário, mobília e acessórios. Com a API da Visa, bastava clicar no logo da empresa e efetuar o pagamento, sem deixar de assistir à sua novela favorita. O vídeo pausava automaticamente e quando o pagamento era feito, a cena voltava a rodar. Tudo em cinco segundos. Uma coisa que deixou tudo mais fácil e proporcionou o êxito da nossa equipe foi termos nos prendido à simplicidade e tentarmos resolver um problema real.