A mudança veio para ficar. Vivemos uma transformação acelerada do comportamento do consumidor e o crescimento da compra online durante a pandemia - boa parte por quem nunca tinha feito isso antes. No Brasil, 96% das pequenas empresas com presença digital afirmam que se mantiveram nos últimos dois anos graças ao e-commerce. Para a mesma porcentagem de empreendedores de micro e pequenas empresas (MPEs) nacionais, aceitar novas formas de pagamento é fundamental para o negócio, sinalizando que a digitalização não é mais um meio de se reinventar e sobreviver, mas de crescer em um mundo de novas realidades.
Estes dados surgiram na pesquisa global “Visa Back to Business – 2022 SMB Outlook” que revelou também que 97% dos consumidores brasileiros pretendem continuar usando pagamentos digitais tanto quanto, ou até mais, do que em 2021. Na esteira dessa adoção em massa de pagamentos digitais, veio a intensificação no processo de digitalização do dinheiro, que está ocorrendo tanto nos mercados emergentes quanto nos desenvolvidos. A maioria das pequenas empresas brasileiras, 58%, disse que já opera ou pretende operar totalmente sem dinheiro em espécie nos próximos dois anos. Os consumidores também chegarão a esse futuro sem dinheiro de papel: 50% afirmaram que pretendem abandonar totalmente as cédulas e moedas neste mesmo período.
Tendências de mercado ganham cada vez mais solidez nesse pano de fundo. Listo abaixo algumas delas:
1. Criptomoedas
As criptomoedas ganharam a atenção de consumidores, investidores e desenvolvedores e sua adoção deve aumentar. Entre os pequenos empresários brasileiros, 32% declararam que têm a intenção de aceitar criptomoedas ainda em 2022, segundo nosso estudo “Visa Back to Business”. Na Visa, estamos trabalhando com 65 plataformas em programas de cartão que facilitam a conversão e o uso de moedas digitais em mais de 80 milhões de estabelecimentos. De outubro a dezembro de 2021, nosso volume global com cartões linkados com cripto movimentaram US$ 2,5 bi.
2. Inovação nos pagamentos B2B
Muitas das recentes evoluções nos pagamentos se devem a um maior foco na experiência e nas necessidades do B2C (business to consumer). Mas muitos se esquecem do potencial no atual ecossistema B2B (business to business), formado por pessoas e empresas que também buscam mais conveniência, segurança e velocidade. A partir dessa demanda, acreditamos que haverá um aumento na digitalização e inovação nessa área.
Vemos novos sistemas, redes e soluções de pagamento sendo desenvolvidos, especialmente por fintechs. E, conforme os pagamentos em tempo real avançam, a transparência, a rastreabilidade e a experiência geral do consumidor são melhorados e modernizados, evoluções semelhantes na movimentação de fundos entre empresas podem e precisam ocorrer também.
Por aqui, entre outras frentes, temos nos dedicado a contribuir para simplificar, agilizar e garantir a segurança de pagamentos comerciais internacionais. Criamos a plataforma Visa B2B Connect, uma rede inovadora, interoperável e aberta por meio da qual emissores e seus clientes podem enviar e receber pagamentos corporativos internacionais B2B (de empresa a empresa) com rapidez, segurança e baixo custo operacional.