5 estratégias para preparar seu pequeno negócio para a Black Friday
Seu negócio está preparado para as datas comemorativas de fim de ano? Mesmo em um momento atípico como o que estamos vivendo, diante de uma pandemia global que transformou nosso modo de vida, o jeito de comprar e o relacionamento com os clientes, a perspectiva é de uma temporada aquecida nos próximos meses.
Um recente estudo da Visa chamado Back to Business, Holiday Edition demonstrou que os consumidores continuam dispostos a gastar nas festas – 89% planejam comprar e dar presentes, apesar dos efeitos da crise. No Brasil, 78% dos pequenos e médios estabelecimentos comerciais afirmam que esse período, que inclui datas como Black Friday, Natal e Réveillon, é uma grande oportunidade para seus negócios.
Embora vejam com bons olhos a retomada do ritmo do mercado nos próximos meses, quase um em cinco estabelecimentos desse porte acredita não estar preparado para atender o volume de vendas, em especial com uma preocupação em oferecer boas experiências nos canais digitais. O mesmo levantamento mostra que eles pretendem investir na ampliação do horário de atendimento, na digitalização das operações, na melhoria da infraestrutura e no aumento das equipes.
De olho nesse cenário de fim de ano e nas necessidades do pequeno empresário, listamos a seguir 5 tendências pós-pandemia para aproveitar os benefícios do universo digital e te ajudar a conquistar novos clientes.
- E-commerce “na vida real”. Os limites entre o mundo on-line, físico e móvel estão mais difusos. Em razão da Covid-19, acompanhamos um crescimento em transações feitas por e-commerce, mas também a proliferação de opções como as compras com retirada por drive-thru. O estudo Visa Back to Business Holiday mostra que 59% dos consumidores que usaram mais o e-commerce durante a pandemia farão pelo menos metade de suas compras de fim de ano on-line. Há, por outro lado, muitos compradores ansiosos para ir às compras nas lojas da “vida real”. Quase metade (48%) dos consumidores ainda planeja fazer a maior parte de suas compras presencialmente.
- O comércio social virou prática oficial. O comércio via plataformas de rede social e apps, que já são populares em países asiáticos, está chegando rapidamente aos mercados ocidentais. Essas experiências combinam interações sociais on-line e experiências de compra práticas. As previsões sugerem que mais de 10% dos pedidos móveis serão realizados via comércio social nesta temporada de festas. Entre os pesquisados da Geração Z, 66% disseram ter feito compras em plataformas sociais durante a pandemia.
- Pagamento por aproximação: um diferencial importante. De acordo com o estudo, 78% dos consumidores disseram ter mudado sua forma de pagar e migrado para o comércio digital e tecnologias como o pagamento por aproximação para se manterem seguros durante a pandemia. Os benefícios são a conveniência, a velocidade e a segurança, entre outros fatores. Quase dois terços deles no mundo todo passaram a comprar de empresas que oferecem opções de pagamento por aproximação.
- Combate às ameaças on-line. Com o aumento esperado nas vendas on-line em datas como a Black Friday, o desafio de manter a segurança das transações também aumenta. Pequenos estabelecimentos comerciais precisam ficar atentos à estratégia antifraude e devem equilibrá-la com a oferta de uma experiência sem inconvenientes. A melhor maneira de encontrar uma solução efetiva para PMEs é usar ferramentas de combate às ameaças simples de configurar e implementar. Com isso, você garante um pacote eficiente contra os ataques de criminosos.
- Cartões-presente e kits ganham popularidade. A oferta de “kits”, como os de ingredientes para preparar um drinque em casa ou um jantar, foi uma alternativa que algumas empresas adotaram para manter a operação e atender os consumidores. Essa tendência, que une conveniência e flexibilidade, deve se manter. Os consumidores também esperam dar mais cartões-presente digitais do que nos anos anteriores e optar por experiências e entretenimento digital, revela a pesquisa. Os varejistas que pensarem “além da loja” terão a oportunidade de se preparar melhor para essa época do ano.
A Covid-19 testou a resiliência dos pequenos empresários, mas também expôs algumas vulnerabilidades. A adoção de medidas criativas para se adaptar rapidamente aos novos tempos e às demandas dos consumidores deve se manter. Apesar das circunstâncias adversas, a maioria dos pequenos empresários continua otimista com relação ao futuro e isso, além de ser um bom sinal, é bom para os negócios.
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