Reforçar, ampliar e potencializar os talentos de uma pessoa. Esses são os objetivos do Programa Talent Booster, que aterrissa em Salvador (BA) no mês de setembro e já está com inscrições abertas para interessados na área de tecnologia. Para participar da seleção, o candidato deve morar na capital baiana, ter mais de 18 anos e se inscrever até 2 de setembro. Nesta edição, o programa irá priorizar as candidaturas de mulheres e pessoas negras para promover a diversidade e apoiar a inclusão e capacitação dessas pessoas no mercado de trabalho.
O Programa Talent Booster – Edição Salvador é uma parceria da Prefeitura de Salvador, por meio das Secretarias de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e de Inovação e Tecnologia (Semit), com a Visa, empresa de tecnologia de pagamento, a Via, por meio do seu Marketplace e da Fundação Casas Bahia, a Rede de Cidades Resilientes e o Hub Salvador.
"Por meio do Programa Cidades Resilientes Moldando um Mundo Digital, foi possível criar o Programa Talent Booster em Salvador com o intuito de fortalecer a resiliência do ecossistema urbano da cidade em um contexto de rápida digitalização da economia. A Rede de Cidades Resilientes vem desenvolvendo um trabalho em conjunto à Prefeitura de Salvador desde 2016 de planejamento de resiliência e se orgulha de poder apoiar a cidade na implementação de sua Estratégia de Resiliência, promovendo benefícios para todos seus cidadãos", conta Eugene Zapata - Diretor Global de Alianças Estratégicas e Diretor para América Latina e Caribe da Rede de Cidades Resilientes.
Nesta edição do Programa, serão oferecidas 60 vagas e 90 horas de treinamentos aos contemplados, para dois cursos distintos: Desenvolvimento de Aplicativos e Agentes de Marketplace (venda online em sites de grandes varejistas). As capacitações serão realizadas de modo híbrido, no qual os instrutores ministrarão as aulas de forma remota e os alunos, que não tiverem condições de participar virtualmente, poderão participar presencialmente no Hub Salvador, localizado no bairro Comércio.
Para Edna França, titular da Secis - Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, toda iniciativa que traga conhecimento para o cidadão e faça com que ele cresça e se desenvolva profissionalmente, é muito bem-vinda. “Nesse momento de pandemia, a tecnologia se fez ainda mais presente e necessária em nossa vida, não só no sentido de sabermos lidar com os recursos e ferramentas que ela nos disponibiliza para facilitar o nosso trabalho diário, mas também como caminho de desenvolvimento profissional. Sem dúvida que esses treinamentos trazem mais oportunidade para o soteropolitano crescer e se aperfeiçoar”, frisa.
Quem optar por assistir às aulas no Hub, deverá seguir todos os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19 determinados pelo Município, como a utilização de máscara durante todo o tempo de permanência no local, o distanciamento e a higienização. No entanto, quem escolher assistir remotamente terá que possuir computador e acesso à internet de boa qualidade.
"Em um ano tão importante para o Marketplace da Via, é uma honra participar do Programa Talent Booster, e poder compartilhar nosso conhecimento neste importante segmento da economia e promover a inclusão de novos empreendedores na área. Estamos disponibilizando nossas estruturas de tecnologia e logística para estes futuros empreendedores, que também poderão aproveitar o benefício da isenção de comissão ao se cadastrarem em nossa plataforma até o fim do ano. Sem dúvida será uma experiência muito enriquecedora para todos nós", destaca Fernanda Winck, Diretora de Operações do Marketplace da Via.