SÃO FRANCISCO, 5 de setembro de 2023 – A Visa (NYSE: V), líder global em pagamentos, anunciou seu próximo passo na modernização da movimentação internacional de fundos. A empresa está expandindo suas capacidades de liquidação em stablecoin para a Solana, rede de blockchain de alta performance, por meio de operações com as credenciadoras de estabelecimentos comerciais Worldpay e Nuvei.
Por meio dos pilotos em operação com emissores e credenciadores, a Visa já movimentou milhões em USDC entre seus parceiros nas redes de blockchain Solana e Ethereum para liquidar pagamentos autorizados na VisaNet.
Quando os consumidores usam cartões Visa para comprar em um dos milhões de estabelecimentos comerciais que aceitam Visa em todo o mundo, experimentam a conveniência de ter seus pagamentos autorizados quase que instantaneamente. Mas o que eles não sabem é que os fundos usados para pagar a compra precisam passar do seu banco (emissor) para o banco do estabelecimento comercial (credenciador). É aqui que os sistemas de tesouraria e liquidação da Visa habilitam a compensação, liquidação e movimentação de bilhões de dólares por dia, fazendo com que o montante correto, na moeda preferida, seja recebido do emissor e enviado ao credenciador. Esse processo acontece de forma totalmente integrada entre quase 15 mil instituições financeiras, em mais de 25 moedas no mundo.
“Usando stablecoins como a USDC e redes globais de blockchain como a Solana e a Ethereum, estamos ajudando a agilizar a liquidação internacional e disponibilizando a uma forma moderna e fácil para nossos clientes enviarem ou receberem fundos da tesouraria da Visa”, disse Cuy Sheffield, head de Cripto na Visa. “A Visa está comprometida a continuar na vanguarda da inovação em moedas digitais e blockchain e a usar essas novas tecnologias para ajudar a aprimorar a forma como movimentamos dinheiro.”
Capitalizando o piloto da Crypto.com
Em 2021, a Visa começou a testar como a USDC poderia ser usada em suas operações de tesouraria, o que levou a um piloto com a Crypto.com e fez da Visa uma das primeiras grandes redes de pagamento a testar a liquidação em stablecoin. Tudo isso resultou em um bem-sucedido piloto em que a USDC e a blockchain Ethereum são usadas para receber os pagamentos referentes ao volume internacional transacionado no programa de cartão ativo da Crypto.com na Austrália. Agora, a Crypto.com usa a USDC para honrar suas obrigações de liquidação do cartão Visa na Austrália e pretende levar essa capacidade a outros mercados.
Antes desse piloto, a liquidação de compras internacionais realizadas com cartões Visa da Crypto.com envolvia um processo de conversão de moeda que demorava dias, e transferências bancárias internacionais dispendiosas. Agora, a Crypto.com pode enviar USDCs por meio da rede de blockchain Ethereum direto para a uma conta Circle gerenciada pela tesouraria da Visa, o que ajuda a agilizar e a simplificar as transferências bancárias internacionais.
“Estamos animadíssimos com os casos de uso de USDC explorados pela Visa e seus parceiros para criar inovações fundamentais em blockchain”, diz Jeremy Allaire, cofundador e CEO da Circle. “A Circle criou a USDC para disponibilizar uma versão digital funcional do dólar que pudesse ser movimentada na velocidade da Internet para facilitar pagamentos seguros e confiáveis. A expansão do piloto exemplifica como aliar a USDC à inovação da Visa desbloqueia o futuro dos pagamentos, do comércio e das finanças.”
Fluxos de instituições emissoras a credenciadoras
Ainda que a operação de tesouraria da Visa continue testando o recebimento de fundos on-chain de vários parceiros emissores, com essas novas opções de liquidação, a Visa pode enviar fundos on-chain a credenciadoras como Worldpay e Nuvei para ajudar a reduzir os prazos de liquidação para seus estabelecimentos comerciais.
Worldpay e Nuvei são credenciadoras globais que atendem estabelecimentos comerciais de diferentes setores, no mundo todo. Isso inclui um número crescente de estabelecimentos comerciais que interagem com redes de blockchain e a economia cripto, incluindo fornecedores de soluções de on-ramp, empresas de games e marketplaces de NFT que talvez prefiram receber stablecoins em vez de moedas fiduciárias tradicionais para os pagamentos com cartão aceitos por elas. Usando sua própria conta Circle, a Visa já pode enviar pagamentos de liquidação em USDC à Worldpay e Nuvei que, por sua vez, podem encaminhar esses pagamentos em USDC aos seus estabelecimentos comerciais finais.
Suporte para a rede de blockchain Solana
Em seus estudos para expandir essa capacidade de liquidação a outros clientes, a Visa percebeu uma demanda significativa e a oportunidade de usar redes de blockchain mais novas e de alto desempenho, aptas a enviar e receber stablecoins com mais rapidez e custos mais baixos. Foi por isso que a Visa optou por trabalhar também com a Solana, uma rede de blockchain de alta performance que seus parceiros podem usar para enviar ou receber pagamentos de liquidação em USDC. Isso faz da Visa uma das primeiras grandes empresas de pagamentos em escala a utilizar a Solana diretamente para liquidar pagamentos em tempo real entre seus clientes. Na blockchain Solana, o tempo por bloco é de 400 milissegundos; a média é de 400 transações por segundo (TPS), passando de 2.000 TPS em diferentes casos de uso em períodos de pico de demanda.
Construindo novas parcerias
De olho em um futuro de finanças cada vez mais digitais, a Visa está fazendo novas parcerias e abraçando o potencial inovador das moedas digitais. O trabalho da Visa com a Worldpay e a Nuvei representa um avanço significativo nessa direção.
"Graças à capacidade da Visa de liquidar em USDC, a Worldpay pode realizar uma parcela maior de nossas operações de tesouraria internamente e oferecer mais opções para os estabelecimentos comerciais receberem fundos", disse Jim Johnson, presidente da Worldpay Merchant Solutions, FIS. “Diversificar as opções de financiamento e aumentar a flexibilidade é fundamental para atendermos as novas necessidades dos estabelecimentos comerciais no cenário comercial dinâmico que temos hoje.”
“Stablecoins como a USDC são tecnologias de pagamento de última geração e podem ajudar negócios online do mundo a acelerar seu crescimento”, diz Philip Fayer, presidente e CEO da Nuvei. “A otimização das transações internacionais é apenas um caso de uso em que as stablecoins podem beneficiar as empresas. Como uma líder em pagamentos globais, estamos constantemente focados em inovação e empolgados para trabalhar com a Visa e disponibilizar essas capacidades aos nossos parceiros.”
-