O poder das lives: como conquistar seu público?

Em tempos de transformação digital, os consumidores passaram a utilizar muito mais o ambiente online para realizar suas compras, pagar contas, contratar serviços, acessar informações etc. Diante da nova realidade, cabe às empresas buscarem caminhos para cativar seu público, e as redes sociais têm cumprido um importante papel, permitindo uma maior proximidade com os consumidores.
No mundo virtual, as lives têm sido muito usadas, tornando-se um recurso agradável para estreitar comunicação, divulgar produtos e serviços, oferecer palestras, entrevistas, aprendizado, entretenimento etc.
Se você não utiliza esse formato no seu negócio, que tal reestruturar a sua estratégia de marketing nas mídias sociais e incluir essa alternativa? Você pode aproveitar esse recurso para conquistar seu público e, consequentemente, incrementar as vendas da sua empresa. Confira as dicas!
Fique atento à qualidade técnica
Garantir uma boa transmissão é fundamental para o sucesso da sua live. Além de conexão eficiente de internet, procure contar com iluminação e som adequados, um local silencioso e cenário agradável. Evite o improviso e estabeleça um padrão adequado de qualidade, investindo sempre no tom profissional.
Capriche no roteiro
Planeje o que você pretende falar na sua transmissão ao vivo. Dê preferência aos assuntos mais importantes que sua empresa precisa abordar nesse momento. Organize-se e trace um roteiro cativante, que prenda a atenção do público até o final!
Divulgue sua live
Procure anunciar previamente a live, para que as pessoas possam se programar para assistir. Fale sobre o tema que será abordado, visando despertar o interesse do seu público, informando dia e horário de realização.
Apresente seu produto
Aproveite suas lives para anunciar um novo produto ou serviço, mostrando suas funcionalidades e características, de forma bem agradável e lúdica.
Interaja com o público
Aproveite as transmissões ao vivo para se aproximar do seu público, respondendo perguntas, esclarecendo dúvidas dos participantes da live.
Planeje a transmissão de eventos
O momento não tem permitido a realização de eventos presenciais, mas, quando tudo voltar ao normal, sua empresa pode oferecer lives mostrando a participação em feiras, convenções, palestras etc. Para isso, é necessário solicitar previamente autorização à organização do evento. Além de aumentar a interação com seus clientes, você possibilita que eles façam parte do acontecimento.
Caso organize algum evento ou encontro, aproveite também a oportunidade para realizar essa transmissão ao vivo!
Compartilhe realizações e conquistas
Exiba depoimentos de clientes satisfeitos com seus produtos. Esta técnica costuma transmitir mais credibilidade ao público: os consumidores se sentem mais seguros em realizar uma compra, sabendo da efetividade do produto, narrada por alguém que já tenha mesmo experimentado.
Lembre-se, também, da estratégia de recompensas: aproveite a sua live para oferecer algum benefício, visando fidelizar o seu público.
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstância. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendências reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cessantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta apresentação são de propriedade de seus respectivos donos, são utilizados com o propósito de identificação e não implicam em patrocínio de produtos e/ou em afiliação com a Visa.
Confira outras dicas para seu negócio

Transformação digital x digitalização: qual a diferença?
A transformação digital foi um dos termos mais falados de 2020, principalmente entre os empreendedores, que precisaram se ajustar aos desafios por conta da pandemia de Covid-19.