O grupo Cencosud é um dos maiores e mais prestigiados varejistas da América Latina. Possui operações ativas na Argentina, Brasil, Chile, Peru e Colômbia. A empresa desenvolveu uma estratégia multiformato que hoje emprega mais de 134 mil colaboradores e tem entre suas unidades de negócios: super e hipermercados, lojas de material de construção, lojas de departamento, shopping centers, entre outras atividades no varejo. Nos últimos 15 anos, a Cencosud experimentou um crescimento superior a 16 vezes em seu faturamento, o que permitiu ao Grupo alcançar diversos objetivos, dentre eles o de ser uma das redes de varejo mais rentável na América Latina e oferecer excelentes níveis de serviços e satisfação aos clientes.
MELHOR EXPERIÊNCIA DE COMPRA E MAIOR TAXA DE CONVERSÃO
22%
de aumento na taxa de conversão*
66%
de economia nos custos de revisão manual**
0,15%
Taxa média de chargebackna Paris.cl* em vendas online
(90% menor do que o chargeback médio na América Latina).
* Desde a implementação da CyberSource em maio de 2017
** Desde a implementação da CyberSource e com uma estratégia de aceitação/rejeição
Com a Paris.cl, sua principal rede de lojas de departamento, a Cencosud buscou reduzir o atrito no momento da compra ao simplificar o processo de checkout e, assim, aumentar a taxa de conversão das vendas online e melhorar a experiência do cliente. Para alcançar este objetivo, o grupo procurou uma solução flexível que se adaptasse rapidamente às mudanças sazonais de vendas e ajudasse na redução da fraude em todos os canais de compra, acompanhando o rápido crescimento do comércio eletrônico.
A CyberSource oferece uma solução econômica que nos permite reduzir a revisão manual de forma proativa e proteger a nossa receita, sem comprometer a experiência de compra de nossos clientes. A parceria com a CyberSource foi uma solução disruptiva para o mercado chileno e nos permitiu poupar recursos, atingir um impacto na taxa de conversão, aumentar as vendas on-line e reduzir o escopo do PCI.
Alvaro Ramírez Andrade
Gerente de Desenvolvimento Digital, Cencosud, Lojas de Departamento.
Focados em obter uma solução de pagamentos com cartão que melhorasse a experiência dos clientes e evitasse as fraudes, a Cencosud decidiu implementar as soluções da CyberSource, a mais completa e rentável do mercado. A primeira solução adotada foi o Decision Manager, a única solução de gerenciamento de fraude do mundo com machine learning que utiliza os dados de mais de 68 bilhões de transações processadas anualmente pela Visa e CyberSource.
A segunda fase de soluções adotadas integra os serviços de tokenização e Payment Gatewaycom os serviços dedicados de suporte técnico regional de uma equipe especializada em consultoria antifraude.
Como resultado, eles foram capazes de customizar sua integração e implementar a solução enquanto recebia assistência durante todas fases do projeto, contando com o suporte de um consultor que ajuda sua equipe a atingir suas metas diariamente.
Após a implementação dos serviços da CyberSource, a Cencosud aumentou em 22% sua taxa de conversão on-line e reduziu em 80% a taxa de chargeback nas vendas feitas pelo call center.
Conseguiram também diminuir, o atrito no checkout para os clientes que utilizam cartão de crédito, conectando-os diretamente ao processador de pagamentos no Chile.
Hoje, a empresa armazena os dados de pagamento com cartão de crédito na forma de um token, maximizando a aplicação de padrões de segurança.
