A explosão dos pagamentos digitais na América Latina e no Caribe

Por Leonardo J. Collado, Head & SVP Value Added Services, Visa América Latina e Caribe

O mercado de eCommerce latino-americano está crescendo com muita força e projeções apontam para um crescimento de 20% ao ano até 2025.1 A rápida mudança no comportamento do consumidor cria novos fluxos de receita para os estabelecimentos comerciais, mas também exige novas estratégias de pagamento para ajudar a oferecer a experiência adequada ao consumidor.

Nesse cenário de expansão do eCommerce, o número de clientes que armazenam suas credenciais de pagamento nos estabelecimentos comerciais aumentou significativamente, seja para pagamentos automáticos recorrentes, seja para compras on-line futuras. Essas transações COF (sigla em inglês para credencial armazenada) aumentaram 150% mundialmente de 2021 a 2022.² Portanto, é fundamental proteger essas informações de pagamento sensíveis e, ao mesmo tempo, oferecer uma experiência de pagamento fluida e conveniente.

Nunca se precisou tanto de tokens de rede

Houve um crescimento imenso na penetração de tokens – de 5.9% em setembro de 2022 para 23% em setembro de 2023 – e no volume de tokens na região.3 Esse crescimento deve continuar, visto que a maioria dos emissores da região já trabalha com tokens de rede e pelo menos trinta e oito provedores de serviços de token locais têm certificação com Visa Token Service. Investir em tokens de rede pode ajudar um estabelecimento comercial a obter um retorno sobre o investimento (ROI, na sigla em inglês) significativo.

Menos fraude

As fraudes caem 30% com tokens de rede vs. PAN.4 A tokenização substitui os números do cartão por um token digital, o que pode ajudar a reduzir o risco de fraude. Além disso, soluções que relacionam credenciais a dispositivos podem tornar as transações COF mais seguras ao vincularem o token de rede ao dispositivo de confiança dos consumidores.

Índices de autorização melhores

Em todo o mundo, os índices de autorização de transações CNP⁵ (operações realizadas em ambiente sem presença do cartão) tokenizadas da Visa aumentaram 4.6% na comparação com transações que usam o PAN⁵ (sigla em inglês para número da conta primária). Aumentar os índices de autorização e reduzir as transações recusadas em razão de falsos positivos contribui para que o cliente tenha uma experiência positiva no checkout.

Experiências comerciais totalmente integradas

Quarenta por cento dos clientes afirmam que não retornarão a um estabelecimento comercial se receberem um falso positivo.⁶ Os tokens de rede da Visa podem facilmente tirar partido de Visa Digital Credential Updater (VDCU), Visa Card Enrichment Services (VCES) e outros serviços de valor agregado da Visa que ajudam a manter as credenciais de pagamento dos portadores de cartão atualizadas para preservar a continuidade dos pagamentos e melhorar os índices de autorização e de provisionamento.

Autenticação

Os tokens estão revolucionando o ambiente CNP ao reproduzirem um ambiente com presença do cartão. Essa transformação é viabilizada pela introdução de métodos inovadores de autenticação dos portadores de cartão. Tais métodos utilizam os trilhos de autenticação de Pays nas experiências COF e de checkouts realizado sem cadastro.

De olho em uma estratégia de autenticação que vá além de 3D Secure (3DS), lançamos Cloud Token Framework e Digital Authentication Framework. Temos altas expectativas para credenciais tokenizadas autenticadas se comparadas a credenciais tokenizadas comuns, especialmente em termos de fraude e autorização.  Isso prova nosso compromisso de aumentar a segurança e oferecer experiências fluidas ao usuário.

Se você quiser saber mais sobre como os tokens de rede podem ajudar a criar experiências de pagamento inovadoras para seus clientes, baixe nosso relatório aqui.

Contate seu executivo de conta Visa para saber como estamos ajudando os estabelecimentos comerciais latino-americanos a inovarem usando tokens de rede.

Fontes:

1. The 2023 Latin America E-commerce blueprint, PCMI, 2023.

2. Com base nas transações COF Visa processadas de outubro de 2021 a outubro de 2022.

3. VisaNet julho de 2023 e julho de 2022 CNP.

4. VisaNet, outubro-dezembro de 2022. Transações de crédito e débito Visa CNP com credenciais tokenizadas vs. não tokenizadas no mundo. Índice de autorização é o total de autorizações aprovadas dividido pelo total de tentativas de autorização baseadas na primeira tentativa de uma transação única.

5. Visa Risk Datamart, Global, índice de fraude em transações tokenizadas entre 1º e o 4º trimestre do FY22 comparado ao índice de fraude em transações com PAN por PV para estabelecimentos comerciais com mais de 1.000 transações tokenizadas em ambiente sem presença do cartão por mês, por país. Os resultados individuais do estabelecimento comercial podem variar.

6.  State of Consumer Attitudes on Ecommerce Fraud & CX 2021, ClearSale.