A recuperação global das viagens deve continuar em 2024

Por Richard Lung, vice-presidente e economista-chefe global da Visa

Após a queda inédita registrada na pandemia, as viagens globais retornaram com força total. Segundo estimativas de Visa International Travel Platform, houve mais de 800 milhões de viagens de um pernoite nos primeiros oito meses de 2023, o que marca sua total recuperação e retorno ao volume de viagens registrado no mesmo período em 2019.

As viagens internacionais resistiram surpreendentemente bem frente às pressões inéditas nos orçamentos familiares, decorrentes do aumento nas taxas de juro globais e da inflação de preços recorde. A recuperação do turismo global se deve, em grande parte, ao crescimento resiliente das viagens com destino à Europa – especialmente das viagens dentro da Europa. Na recente temporada de verão, o continente recebeu 40% mais visitantes do que no mesmo período em 2019, antes da pandemia.

Com o amadurecimento da recuperação das viagens, o impulso resultante da demanda reprimida dos consumidores começa a diminuir. A exceção é a Ásia, região que demorou bem mais para suspender as restrições impostas aos viajantes e que mostra potencial para uma aceleração contínua na demanda de viagens. As viagens para a América Latina, em especial, já começam a diminuir após o aumento recorde na chegada de visitantes vindos dos EUA e do Canadá no ano passado.

No acumulado no ano, as viagens partindo da China mostram forte recuperação, mas chegam a apenas 56% dos níveis de 2019. O turismo chinês para outros destinos em mercados emergentes no Médio Oriente, na África e na América Latina teve forte recuperação nos meses de verão, mas as viagens para a América do Norte e a Europa ainda não avançaram nem a metade do necessário para retornarem aos picos anteriores.

As tendências atuais indicam que a recuperação global das viagens deve continuar no próximo ano – ainda que a um ritmo mais lento – à medida que o retorno do turismo partindo da Ásia equilibra a demanda moderada de viagens na Europa e na América do Norte.

Para saber mais sobre as tendências globais de viagens, clique aqui.