coworkers at office coworkers at office

A vantagem competitiva dos bancos que adotam um modelo multilateral para processar pagamentos “cross-border

Por Edward Dominguez, Diretor Sênior B2B Connect, Visa América Latina e Caribe

Os bancos internacionais há muito operam em um modelo de processamento de pagamentos “cross-border”, marcado por atrasos nas transações, altos custos e falta de transparência. O modelo tradicional de processamento de pagamentos “cross-border” foi construído sobre a intermediação bilateral, por vezes excessiva, entre bancos correspondentes, o que o torna ultrapassado e ineficiente para os padrões tecnológicos atuais. Isso gera ansiedade e dores de cabeça para as instituições financeiras e seus clientes em todo o mundo. Entretanto, uma nova onda de “fintechs” inovadoras está revolucionando o espaço de pagamentos “cross-border” à medida que os modelos de plataformas multilaterails livres de intermediários ganham popularidade e escala global.

Uma dessas soluções é o Visa B2B Connect, uma rede multilateral inovadora que a Visa trouxe para o mercado para processar pagamentos “cross-border” fora de suas trilhas convencionais de cartão de crédito e que está se posicionando como uma alternativa eficaz para eliminar a imprevisibilidade e a falta de transparência do modelo de intermediação tradicional para processar pagamentos “cross-border”.

Neste blog post, veremos de perto os desafios enfrentados pelo modelo tradicional de relações bilateral entre bancos correspondentes e também discutiremos por que um modelo de acesso multilateral é necessário. Também examinaremos detalhadamente as características e os benefícios da solução Visa B2B Connect, destacando quais são as vantagens para bancos, profissionais de serviços financeiros e seus clientes comerciais/corporativos.


Desafios do modelo tradicional de relações bilaterais

O modelo tradicional de relações bilaterais entre bancos correspondentes é baseado em intermediários que facilitam pagamentos “cross-border”. No entanto, como qualquer modelo de intermediação, o atrito aumenta à medida que mais intermediários participam do processo. Este modelo tem muitos desafios não resolvidos, incluindo falta de transparência, desconfiança entre intermediários, comissões ocultas, processamento lento de transações e custos elevados.

Essa complexa rede de bancos intermediários dificulta a identificação rápida e eficiente de erros que podem ser gerados em processos que estão em mãos diferentes, como situações de fraude, possibilidade de conciliações efetivas e interação direta entre o originador e o beneficiário de pagamentos “cross-border”.


Por que é necessário um modelo multilateral de pagamentos “cross-border”?

Um modelo multilateral de processamento de pagamentos “cross-border” resolve muitos dos desafios apresentados pelo modelo bilateral tradicional de bancos intermediários, usando uma plataforma de acesso multilateral compartilhada onde as instituições financeiras podem se encontrar e se comunicar diretamente, sem intermediários que geram atritos desnecessários. Um modelo multilateral permite simplificar o processo de pagamento, o que se traduz em transações mais rápidas, menores custos e maior transparência.

Alguns exemplos bem-sucedidos de plataformas multilaterais de pagamento na indústria de serviços financeiros podem ser vistos nas redes ACH e RTGS, que são usadas principalmente por reguladores e instituições financeiras em todo o mundo para liquidação de pagamentos locais, e também no processamento de pagamentos “cross-border” de baixo valor.  Outros exemplos mais sofisticados são as novas redes de pagamentos que estão sendo disponibilizadas com o uso da tecnologia “blockchain” e que eventualmente permitirão o acesso universal e multilateral aos diferentes participantes dessas redes.


Visa B2B Connect

A plataforma Visa B2B Connect é um modelo de rede multilateral para processamento de pagamentos "cross-border" em mais de 100 países e moedas diferentes, e que utiliza a tecnologia de contabilidade distribuída (DLT) para "tokenizar" as instruções de pagamento de forma segura e eficiente . A plataforma permite que as instituições financeiras participantes se comuniquem diretamente entre si, o que acaba por eliminar a necessidade de intermediários e melhora a racionalização das contas “nostro”

Além de processar pagamentos de forma mais rápida e eficiente, também permite uma gestão mais adequada da liquidez necessária ao processamento de pagamentos "cross-border", a parametrização das transacções de acordo com o apetite pelo risco e as políticas de prevenção e branqueamento de capitais dos bancos aderentes, e mecanismos automatizados de reconciliação e rastreamento de pagamentos em tempo real.


Quais são os benefícios do Visa B2B Connect para bancos e profissionais de serviços financeiros e seus clientes empresariais?

Para bancos e profissionais de serviços financeiros, o Visa B2B Connect oferece uma estrutura de custos mais vantajosa e tempos de processamento mais rápidos para mais de 100 países e moedas, permitindo que as instituições financeiras processem um maior volume de pagamentos em corredores tradicionais e outros corredores não convencionais, oferecendo uma melhor oferta de valor aos seus clientes empresariais.

Transparência e previsibilidade, considerados fatores-chave na escolha de um provedor de pagamento "cross-border", são a norma e não a exceção em uma plataforma multilateral como o Visa B2B Connect, que também permite identificar rapidamente problemas críticos e evitar situações de fraude. e erros operacionais, mesmo antes que esses eventos possam ocorrer.

Ao adotar novos modelos multilaterais para pagamentos “cross-border”, como o Visa B2B Connect, as instituições financeiras podem permanecer competitivas em um mundo cada vez mais digitalizado e globalizado.

O Visa B2B Connect representa um um grande progresso para a indústria global de pagamentos “cross-border” e está revolucionando os paradigmas dos modelos tradicionais de intermediação bilateral, de forma determinada e contundente.

Se você tem interesse em saber mais sobre o Visa B2B Connect e saber como ele pode beneficiar o seu negócio, clique aqui para descobrir mais.