A América Latina é terreno fértil para tecnologias transformadoras

Por Roberta Isfer, Diretora de Inovação Visa da América Latina e Caribe

Em meio aos atuais desafios macroeconômicos globais, estamos testemunhando, em primeira mão, como a América Latina está deixando sua marca como um terreno fértil para resiliência e inovação. 

Nos últimos dois anos, vimos uma transição, do congelamento do orçamento das empresas durante a Covid-19 e gastos moderados em 2022 para a abordagem atual de “esperar para ver”, na qual as empresas focam em ter orçamentos mais enxutos para captar e reter clientes enquanto investem em tecnologias emergentes para transformar seus negócios. Embora possa parecer um desafio, muitas empresas de nossa região estão se mostrando preparadas para essa tarefa.

Com o aumento de tecnologias transformadoras, como IA Generativa, Open Finance, inovação em Blockchain e Pagamentos em Tempo Real, muitas empresas líderes da América Latina – incluindo empresas tradicionais e companhias inovadoras recentes – já estão em seu caminho para reformular todas as suas estruturas operacionais para se tornarem mais ágeis, eficientes e competitivas. A IA Generativa e o Open Finance são as estrelas em ascensão do nosso novo estudo de Inovação da Visa "Personalização baseada em dados em um mundo de IA generativa” os resultados revelam que ambas as tecnologias são as principais inovações de próxima geração, que inspiram as principais empresas da América Latina (75%) a transformar suas infraestruturas de back-end nos próximos dois anos.

Na verdade, a IA generativa foi a tendência mais acompanhada no estudo deste ano; ela surgiu como a tecnologia eleita por qualquer um que queira inovar, se manter competitivo e promover uma hiperpersonalização em escala. O Open Finance também está avançando a passos largos. Essa tecnologia está impulsionando a troca de dados a um índice sem precedentes, o que permitirá que as empresas ofereçam experiências incríveis de comércio personalizadas para se tornar o agregador de valor definitivo.

Mas além de tudo isso, a convergência do blockchain e da tokenização com os pagamentos em tempo real também está nos dando a primeira visão de como essas tecnologias estão posicionadas para transformar a velocidade, a segurança e o volume nos quais as empresas trocam bens e produtos. O estudo mostra que nos próximos 2 a 7 anos, a América Latina rumará em direção a redes de valor digital interoperáveis impulsionadas por Pagamentos em Tempo Real (RTP), nas quais qualquer tipo de valor digital (cripto, mercadorias, NFTs, moedas fiduciárias tradicionais ou ativos tokenizados) pode ser trocado instantaneamente a qualquer momento, em qualquer lugar, disponibilizando trilhões de dólares em capital potencial.

Além disso, a inovação em blockchain está surgindo na forma de contratos inteligentes, tokenização de ativos do mundo real e moedas digitais do banco central (CBDC), com algumas organizações da região já transformando ativos físicos fora do limite em mercadorias digitais tangíveis e negociáveis, com a promessa de expandir a liquidez e propiciar novas oportunidades de crescimento.

À medida que esse cenário continua a evoluir, quero destacar cinco tendências específicas que consideramos capazes de impulsionar o sistema de comércio da América Latina nos próximos dois anos:
 

  • Aumento do envolvimento do governo e das regulações na criação de estruturas e diretrizes relacionadas a IA, interoperabilidade, privacidade de dados, open finance e CBDCs.
  • Uma personalização inédita baseada em dados em um cenário com cada vez mais inteligência artificial, redefinindo o presente e o futuro do sistema de negócios em nossa região.
  • Movimentação de dinheiro mais invisível e fluida impulsionada pelo aumento do uso de carteiras digitais, cartões virtuais no lugar de cartões físicos, pagamentos biométricos e faciais para aumentar a segurança e tecnologias de comércio de baixo custo (por exemplo, Tap to Phone e Scan to Pay).
  • As carteiras se tornam mais centrais do que nunca, com a integração de diferentes contas em uma só carteira, criando uma ferramenta centralizada para pagamentos e gerenciamento de finanças.
  • Os consumidores estão cada vez mais tendo acesso a novas fontes de valor (por exemplo, dinheiro digital, pontos de fidelidade como moeda, liquidez com base em ativos sólidos - especialmente para empresas) em um sistema de RTP, com movimentação de dinheiro instantânea 24 horas por dia, 7 dias por semana.

É animador ver que todas essas tendências e a aceitação das principais tecnologias emergentes já estão sendo aplicadas na prática na região, de algum modo. As percepções que acabamos de obter das mais de 120 entrevistas com as principais empresas latino-americanas revelam como elas estão encabeçando a inovação em escala, conduzindo a região em direção a um futuro digital próspero.

Nosso sistema de parceiros e clientes tem a oportunidade de aproveitar essas tendências para permanecer à frente do jogo e promover mais crescimento. E, na Visa, com nossa liderança e influência no setor, continuaremos a fornecer os elementos de base para ajudá-los a prosperar neste mundo cada vez mais influenciado pela IA e pelos dados. 

Venha saber mais sobre os dados e percepções exclusivos de nosso novo estudo de inovação “Personalização baseada em dados em um mundo de IA generativa”. Clique aqui para ver o relatório completo.