Aproveitando a oportunidade dos pagamentos digitais para PMEs

Por Pablo Martinez Castro, Diretor Sênior, Visa Commercial Solutions, Visa América Latina e Caribe (LAC)

As pequenas e médias empresas (PMEs) são essenciais para o bem-estar das economias da região LAC.  Mas elas também são especialmente vulneráveis e enfrentam uma série de desafios. Desde ter acesso ao capital para operar e fazer crescer seus negócios, até melhorar sua eficiência e ter acesso a novos clientes para aumentar suas vendas.  Nos últimos anos, muitas PMEs tiveram uma redução em suas vendas e têm enfrentado incertezas em relação ao futuro. Os bancos e as fintechs têm um papel fundamental no apoio à estabilidade e na recuperação deste segmento, não só em termos de dar  acesso ao financiamento, como também, simplesmente, proporcionar a estas empresas o respaldo que precisam para fazerem crescer seus negócios.

Uma pesquisa encomendada pela Visa feita junto a proprietários de pequenas empresas e a principais tomadores de decisões em pequenas e médias empresas constatou que 33% deles considerava sumamente importante operar seus serviços financeiros de forma digital, e 53% considerava isso muito importante. Além disso, dois de cada três proprietários de PMEs analisaram um novo enfoque para manter seus negócios, e um de cada três diminuiu o uso de dinheiro vivo. Este último ponto é muito importante para o caso dos proprietários de pequenas empresas que pertencem à Geração Z, um segmento no qual 41% dos entrevistados declarou que aceitou menos dinheiro vivo. Desta forma, diferentes tipos de soluções apresentaram crescimento durante e após a pandemia: 80% das PMEs começaram a aceitar pagamentos eletrônicos durante a pandemia, 83% fazem transações bancárias on-line ou pelo aplicativo móvel de seu banco, 30% das vendas foram realizadas por meio de sites, cartões de pagamento por aproximação ou celulares e 80% destas PMEs se comunicam com seus clientes pelas redes sociais.¹    

Para conquistar e manter clientes PMEs e construir seus ecossistemas, as instituições financeiras e fintechs da região LAC precisarão expandir suas ofertas oferecendo mais do que gestão financeira, e continuar sendo acessíveis e flexíveis para satisfazes as necessidades dos seus clientes.

Para isso é fundamental levar em conta as necessidades e preocupações dos empresários e assim orientar o desenvolvimento de novas soluções que visam dar às PMEs acesso às novas oportunidades que os meios de pagamento digitais oferecem, permitindo que elas paguem seus fornecedores e recebam dinheiro de seus clientes por meio de soluções tecnológicas inovadoras que lhes proporcionem segurança, proteção, eficiência, acesso ao fluxo de caixa e controle de seus negócios.

As instituições financeiras e as fintechs continuam sendo fundamentais para ajudar as pequenas empresas a crescerem através de financiamento e produtos e soluções personalizados que ofereçam um meio de receber e fazer pagamentos de forma digital e, de maneira mais ampla, através de consultoria e apoio para seus negócios.  


Orientando no desenvolvimento de soluções sob medida para você

A Visa está comprometida com esse esforço, fornecendo produtos e soluções que permitam aos proprietários de pequenas empresas

1. Pagar os gastos do dia a dia da empresa tendo acesso a sua linha de crédito e aos fundos de suas vendas através do leque completo de produtos para PMEs (básico, everyday, T&E - viagens e representação e altos gastos).

2. Ter acesso a soluções que facilitem o controle e a gestão de despesas, assim como a possibilidade de delegar gastos a funcionários sem complicações.

3. Poder fazer pagamentos de eCommerce através de uma experiência digital simples.

4. Ter coberturas de benefícios para proteger o empresário e sua empresa.

5. Maximizar as recompensas proporcionando mais oportunidades de transferir os gastos para os cartões.

Na Visa Commercial Solutions, estamos avançando em um ambiente digital-first. À medida que a tecnologia vai criando novas funcionalidades, vamos redefinindo o futuro dos pagamentos para as PMEs, promovendo sua prosperidade com produtos e soluções que melhoram o fluxo de caixa, a produtividade, o controle e a aceitação, e oferecendo a nossos clientes novas soluções virtuais e sistemas de gerenciamento de pagamentos sem fricção para maior agilidade, escalabilidade e controle.


Fonte (1): The Visa Back to Business Study / Global Small Business and Consumer Insights / Powering Recovery Through Digital and Contactless Payments Amidst COVID-19.  2021