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As 5 principais tendências que nortearão os negócios em 2023

Por Javier Vazquez, SVP Visa Consulting & Analytics, Visa América Latina e Caribe

Desde o início do ano, vários clientes e sócios têm me perguntado quais são as principais tendências que devem guiar a indústria em 2023. Trabalhar na área de consultoria e análise de dados, e ter ao alcance uma rede tão rica como a da Visa me permite aprender e descobrir novos movimentos e hábitos de consumo a cada dia. É extremamente enriquecedor ter visibilidade de tantas tendências e perspectivas, assim como poder trabalhar com inúmeras empresas da América Latina e Caribe para transformar dados em insights e estratégias de negócio. 

Durante 2022, trabalhamos em vários estudos e análises sobre a região, passando por criptomonedas, comportamento do consumidor, ciclo de vida de portadores de cartões, jornada de viajantes e inclusive análises específicas de setores da economia. Todo material coletado ao longo do caminho e todas as entrevistas e conversas com meus colegas da Visa Consulting & Analytics pelo mundo afora e, principalmente, os dados da VisaNet, me ajudaram a depurar e poder enumerar as principais tendências que definirão o cenário de pagamentos em 2023. Abaixo, descrevo o que encontrei:


Uma nova geração começa a se destacar

Como primeira geração de nativos digitais, a geração Z (GenZ) ganha relevância no mundo dos pagamentos, à medida que entra no mundo do trabalho - comprando imóveis, adquirindo cartões de crédito e abrindo contas bancárias. A geração Z tem hábitos bancários diferentes dos seus predecessores. Seus integrantes são nativos digitais, e utilizam mais os produtos de débito, preferem pagar com aplicativos em lugar de usar cartões tradicionais, são cuidadosos com o uso do crédito e estão predispostos a experimentar métodos de pagamento alternativos. 

É fundamental que as empresas que se desempenham no setor de pagamentos eletrônicos compreendam e respondam às circunstâncias que dão forma às opiniões e aspirações da geração Z. A riqueza está começando a passar para as mãos deste novo grupo de usuários, que já está funcionando como força motriz na futura adoção de novas formas de pagamento.


Um mar de oportunidades B2B

Impulsionados principalmente pela comunidade fintech, o espaço de pagamentos corporativos B2B está mudando e isso está ocorrendo com muita rapidez. A partir de 2023, teremos uma versão 3.0 dos pagamentos B2B, com experiências semelhantes às que estão disponíveis para consumidores hoje em dia. Para os negócios em etapa de emergência ou crescimento, abre-se um espaço para mais simplicidade, conveniência e acessibilidade em termos de UX ou interface do usuário. Como resultado, as empresas estão procurando serviços de pagamento mais econômicos, digital first, e é claro, mais rápidos. 

Dado que as empresas em expansão estão começando a buscar fornecedores de pagamentos que ofereçam soluções completas e integradas, surge uma boa oportunidade para que novos jogadores entrem em campo e criem soluções que atendam tais necessidades.


As tecnologias web3 são importantes

As empresas da América Latina e Caribe não devem ignorar as principais inovações tecnológicas da "web3", tais como blockchain, criptomonedas, NFT e o Metaverso. Por exemplo, graças ao Metaverso, grandes empresas de tecnologia podem testar e lançar espaços de trabalho virtuais (como o Horizon Workrooms da Meta e o Mesh da Microsoft, entre outros). Os NFTs passaram a ser vistos, agora com maior frequência, como algo mais do que itens colecionáveis. No curto prazo, é provável que as instruções regulamentares para os ativos da web3 aumentem e assim passem a definir como os bancos irão oferecer produtos e serviços de moeda digital. 

Este é um bom motivo para que as empresas do setor financeiro atendam à demanda dos clientes por moedas digitais, criando e lançando ofertas de criptomonedas dentro de uma estrutura regulatória que deve ficar mais clara. Além disso, as empresas devem considerar mudar o foco para obter utilidades das tecnologias web3 através de novas iniciativas, como por exemplo, aumentando a participação dos seus funcionários em treinamentos internos hospedados no Metaverso e gamificados usando recompensas em NFT.


A universalização das carteiras móveis

Durante a pandemia, os consumidores aceleraram a substituição dos pagamentos em dinheiro, levando ao surgimento de carteiras móveis – as “wallets” - e outras soluções de cartões digitais para atender à demanda por opções de pagamento rápidas e convenientes. O crescimento rápido na adoção de carteiras móveis foi facilitado pelo aumento dos casos de uso, que já não se restringem ao cenário tradicional dos pagamentos. Por exemplo, as carteiras estão sendo utilizadas como ingressos para eventos, chaves de carros e de hotéis, ofertas de fidelidade, formas de identificação digital, meios de pagamento em transporte público, cartões de vacinação e muito mais. 

Ao envolver os consumidores, os impactos destas novas soluções de cartões digitais foram bastante positivos, o que se traduz em uma oportunidade para os provedores de pagamento reverem e investirem em estratégias de carteiras e outras capacidades digitais com o propósito de impulsionar sua ativação e seu uso.


A consolidação do open banking

Em alguns poucos anos, o open banking ganhou espaço em mais de 50 países. Em seus estágios iniciais, este modelo de banco aberto foi geralmente utilizado para serviços básicos de agregação de contas. Entretanto, à medida que foi se consolidando e as tecnologias foram amadurecendo, ele tornou-se uma porta de entrada para muitos aplicativos, inclusive pagamentos em tempo real e transações B2B, B2C, C2B, P2P e G2C.

Com a consolidação efetiva deste modelo, podemos prever novos caminhos, desde open banking, passando por open finance, até chegar a economias de dados abertas. Quanto antes as marcas começarem a entender o potencial do open banking, antes poderão se beneficiar dele.

Continuamos sempre atentos, monitorando estas e várias outras apostas que estão sendo consolidadas em nossa indústria. Poder continuar medindo o pulso da indústria e das últimas tendências de consumo, enquanto apoiamos nossos clientes e parceiros no fortalecimento de seus negócios, é o que nos motiva na Visa Consulting & Analytics. Não queremos apenas encontrar tendências, queremos fazer parte desta transformação. Afinal de contas, a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo juntos. 

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