Benefícios dos pagamentos de arranjo aberto no transporte público

Por Andres Polo, head de mobilidade urbana da Visa América Latina e Caribe

Na era digital, o mundo vem caminhando muito rapidamente no sentido de eliminar as transações em dinheiro. Um desenvolvimento significativo nessa direção foi a chegada dos pagamentos de arranjo aberto aos sistemas de transporte público. Como líder global em pagamentos digitais, a Visa está na vanguarda dessa transformação, oferecendo soluções de pagamento integradas, seguras e eficientes. Este post explorará os benefícios dos pagamentos de arranjo aberto no transporte público da perspectiva da Visa.

1. Conveniência
Os pagamentos de arranjo aberto permitem que os passageiros usem os cartões ou aplicativos de pagamento móvel que já têm para pegar meios de transporte público. Com isso, não precisam enfrentar filas para comprar uma passagem ou recarregar um bilhete de transporte. Basta aproximar um cartão Visa ou dispositivo móvel da leitora e pronto.

2. Eficiência
Os sistemas de arranjo aberto aumentam a eficiência operacional. As operadoras de transporte público não precisam gerenciar atividades complexas típicas de um sistema de pagamento fechado, como emissão de cartões e recargas. Com isso, podem se dedicar à sua responsabilidade principal – fornecer serviços de transporte confiáveis ​​e pontuais.

3. Economia de custos
A adoção de sistemas de pagamento de arranjo aberto permite que as autoridades de transporte reduzam os gastos com o manuseio de dinheiro e a infraestrutura de emissão de bilhetes. Isso pode gerar economias significativas e os montantes poupados podem ser investidos na melhoria de serviços e infraestruturas.

4. Segurança
Os sistemas de pagamento de arranjo aberto contam com todas as funcionalidades de segurança disponíveis em uma transação Visa – como criptografia, tokenização e detecção de fraudes – para que as informações financeiras dos passageiros fiquem sempre protegidas.

5. Inclusão
Os pagamentos de arranjo aberto trazem inclusão financeira. Qualquer pessoa que tenha um cartão Visa ou dispositivo móvel com uma carteira digital pode acessar o sistema de transporte. Isto é especialmente vantajoso em áreas em que nem todos têm fácil acesso a cartões de transporte público.

6. Dados valiosos
Os pagamentos de arranjo aberto podem gerar dados valiosos para as operadoras de transporte público. Esses insights podem contribuir para a melhoria de serviços, o planejamento de rotas e a gestão de capacidade.

7. Pagamento antecipado com cartões pré-pagos Visa
Com os pagamentos de arranjo aberto, os usuários têm a flexibilidade de pagar os serviços de transporte público antecipadamente usando cartões pré-pagos. Essa funcionalidade exclusiva oferece vantagens importantes, como:

Planejamento financeiro mais previsível e fácil:
 os cartões pré-pagos Visa ajudam o usuário de transporte público a gerenciar melhor suas despesas de viagem, pois pode reservar e carregar previamente o valor necessário. Isso torna o planejamento financeiro mais eficiente, pois a pessoa sabe, de antemão, quanto vai gastar e carrega o montante necessário no cartão.

Descontos e economias: normalmente, as operadoras de transporte público oferecem incentivos como descontos ou créditos extra de viagem aos passageiros que pagam antecipadamente. Usando um cartão pré-pago Visa, as pessoas podem aproveitar essas vantagens e economizar.

Transações mais rápidas e menos stress: o pré-pagamento de passagens em um Cartão Visa agiliza as transações. Os passageiros podem simplesmente aproximar o cartão na catraca ou leitora e seguir, o que torna todo o processo mais rápido e eficiente. Além disso, não precisam se preocupar em ter o valor exato da passagem em dinheiro, ou em recarregar os cartões de transporte público, o que torna o deslocamento mais tranquilo.

Conclusão: a adoção de pagamentos de arranjo aberto no transporte público traz vantagens aos passageiros e às operadoras de transporte público. Com as soluções de pagamento seguras, eficientes e inclusivas da Visa, o futuro do transporte público parece promissor. À medida que as cidades crescem e evoluem, a Visa está empenhada em impulsionar a transição para um sistema de transporte público sem dinheiro físico, totalmente integrado e eficiente.

Para saber mais sobre as Tendências de Mobilidade Urbana para a América latina e o Caribe, baixe aqui o relatório de pesquisa completo.