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Navegando a escolha do consumidor: Tornando-se a Principal Instituição Financeira

Paula Guarín, Diretora Sênior de Insights e Análise do Consumidor, Visa América Latina e Caribe

Acho fascinante trabalhar em insights do consumidor neste ambiente em rápida mudança. Quando realizava estudos de acompanhamento anos atrás, os dados e o conjunto de marcas permaneciam os mesmos ano após ano, tornando difícil encontrar insights. Honestamente, era um pouco entediante. Hoje em dia, os mercados são mais complexos e, na minha opinião, os projetos de pesquisa de mercado se tornaram muito mais interessantes. Estudos de acompanhamento precisam ser continuamente atualizados com novos participantes, e nadamos em um oceano de novos dados. À medida que novas marcas surgem, os consumidores têm mais opções e as instituições financeiras enfrentam o desafio de manter seu status de principal instituição, especialmente nos mercados mais disruptivos, onde há mais opções disponíveis. Tome o Brasil, por exemplo, onde os consumidores conhecem 22 marcas e são clientes de 5 em média. Então, o que as instituições podem fazer para serem a escolha preferida? 
 

Como nosso estudo nasceu 

O recente estudo da Visa sobre preferências dos consumidores no setor financeiro fornece uma visão aprofundada dos fatores que impulsionam a escolha dos consumidores por instituições financeiras. O estudo foi desenhado não apenas para identificar quais instituições os consumidores conhecem, possuem e preferem, mas, mais importante ainda, para descobrir os principais impulsionadores que fazem uma instituição ser a principal escolha financeira. Em nível regional, o estudo revela que 65% dos consumidores consideram um banco tradicional como sua principal instituição financeira, enquanto 35% preferem FinTechs. 

No entanto, esses números variam significativamente por país. Por exemplo, na Argentina, 59% dos consumidores relatam ter uma FinTech como sua principal instituição, enquanto no Chile, esse número cai para apenas 7% e os bancos tradicionais lideram o mercado. Uma descoberta particularmente intrigante é a lacuna entre principalidade (ser a principal instituição) e preferência. As FinTechs exibem uma preferência maior (46%) em comparação com sua principalidade (35%). Isso sugere que as FinTechs têm o potencial de aumentar sua participação de mercado se expandirem suas ofertas de produtos. Por outro lado, os bancos tradicionais mostram uma principalidade maior, mas uma preferência menor, indicando um risco potencial de perder participação de mercado.

O estudo identifica três principais impulsionadores da principalidade: experiência digital, segurança e oferta de uma solução holística. Esses fatores são consistentemente importantes em vários segmentos de consumidores, incluindo consumidores em massa, indivíduos afluentes, Geração Z, Millennials e gerações mais velhas, bem como em diferentes categorias de posse de produtos. Entender como cada instituição é percebida em relação a esses impulsionadores oferece insights acionáveis para instituições financeiras que visam melhorar seu status como a principal escolha dos consumidores. Para saber mais sobre nosso estudo de Principalidade, as nuances por país, as diferenças entre bancos tradicionais e FinTechs e a lista completa dos 10 principais impulsionadores que impactam a principalidade, clique aqui para ler nosso documento sobre "Como os Clientes Escolhem Sua Instituição Financeira Preferida".

Fonte: Estudo do Principalidade da Visa encomendado à The Harris Poll, incluindo 11.000+ entrevistas online em 7 países da América Latina.