Prepare suas malas que as viagens já voltaram!

Por Paula Guarin, diretora sênior de Consumer Insights de Visa para América Latina e Caribe

Você já viajou nesse ano? Como foram as suas viagens? Com quanto tempo de antecedência você planejou? Você encontrou alguma diferença entre essas viagens e aquelas feitas antes da pandemia? Eu encontrei, sim. Os preços são mais altos, os aeroportos têm maior afluência de pessoas, os voos estão totalmente lotados, as salas VIP atingem sua capacidade máxima e as reservas para as atrações turísticas estão esgotadas. Em julho, certa amiga minha não conseguiu tirar foto na Fontana di Trevi porque nem pôde se aproximar. Dá para imaginar, não é? Isso está nos impedindo de viajar? De modo nenhum, as viagens estão de volta e a intenção de viajar continua crescendo. Veja abaixo as principais tendências emergentes entre os viajantes segundo o estudo de intenções de viagens em nível global mais recente da Visa.

Tendências de viagem emergentes e intenções futuras

A democratização das viagens: os viajantes contam com mais ferramentas e recursos do que nunca para planejar suas viagens. O planejamento e as reservas de viagem têm se digitalizado cada vez mais nos últimos anos, e os avanços contínuos na IA generativa trouxeram um aspecto novo e emocionante de planejamento de roteiros para a caixa de ferramentas dos viajantes.

Além disso, durante a pandemia, tornou-se mais popular fazer transações on-line para comprar tudo, de bilhetes de avião a picolés, e agora um número maior de consumidores sentem-se mais confiantes e confortáveis ao comprarem on-line até itens de valor elevado. Agora os viajantes podem pesquisar, planejar e reservar os diversos componentes de suas viagens de forma mais eficiente e independente.

Uma combinação das viagens a negócios e a lazer: visto que muitos profissionais trabalham de forma remota e podem aproveitar horários mais flexíveis, os viajantes estão cada vez mais combinando suas viagens a negócios e a lazer. Muitos viajantes de negócios permanecem dias extras no destino a fim de conhecer esses locais enquanto trabalham em período integral ou parcial desde sua hospedagem. Aqueles que viajam a lazer agora têm maior possibilidade de estender sua estada alguns dias graças ao trabalho remoto nesse destino, o que abre novas oportunidades no tocante a como, quando e por quanto tempo viajar.

Destinos inspirados pela mídia: as celebridades das mídias sociais, dos filmes, da televisão e da música tornaram-se influenciadores que inspiram os viajantes a procurar seu próximo destino. O termo utilizado no setor para as viagens estimuladas pela mídia é set-jetting, como o jet-setting inspirado por um set de televisão ou de cinema. Porém, o fenômeno vai além da mídia tradicional.

Clique aqui para saber mais sobre planejamento, costumes, destinos e segmentos de viagem.