Remessas digitais: reescrevendo a história de famílias em todos os lugares

Por Breno Andrade, Head de Visa Direct na América Latina e Caribe

Entre os muitos casos de uso de movimentação de fundos habilitados por Visa Direct, um dos meus favoritos é o de remessas transfronteiriças, haja vista o efeito dominó positivo dessas transações. O dinheiro que chega do exterior tem um impacto direto na pessoa que o recebe, mas esse é só o ínicio de uma sequência de eventos que movimenta toda a comunidade em seu entorno, como o mercadinho, o salão de beleza local, o restaurante do bairro e, em última análise, toda a economia.

Na era da digitalização, em especial, as remessas tornaram-se tábuas de salvação financeiras importantíssimas para o bem-estar de famílias em todos os lugares e das comunidades em geral, visto que os fundos recebidos representam uma parcela significativa da economia de vários países da América Latina e do Caribe. Por exemplo, segundo os dados mais recentes do Banco Mundial, as remessas pessoais encaminhadas a El Salvador, Honduras e Jamaica representaram mais de 25% do PIB desses países.¹


Visa Direct pode ajudar a resolver desafios tradicionais dos pagamentos físicos

Não há dúvida de que a inovação na movimentação de fundos trouxe mais agilidade, transparência, conveniência e economia de custos para quem depende de remessas. Hoje, 53% dos consumidores admitem usar aplicativos digitais para enviar e receber fundos em todo o mundo. Um estudo recente publicado pela Visa e do qual participaram mais de 14.000 consumidores em dez países (incluindo México e Peru) descobriu que as remessas digitais vêm superando rapidamente outras formas populares de movimentação de fundos, como a remessa feita em agências físicas e o envio de dinheiro ou cheques.² Isso porque está claro que soluções digitais como as que, na América Latina e Caribe, são impulsionadas por plataformas de pagamento como Paysend, MACH, Kash e Palla – e habilitadas por Visa Direct – podem resolver boa parte dos desafios tradicionais ligados aos pagamentos físicos, como longas filas de espera, prazos lentos ou desconhecidos, e processos enfadonhos.

As remessas digitais com Visa Direct podem atingir mais de 7 bilhões de endpoints de recebimento no mundo por meio de um número de cartão de débito, conta bancária ou carteira digital. Do Chile à América Central, fazemos parceria com diferentes empresas da região para oferecer soluções de remessa digital a mais pessoas em nossos países. Por exemplo, a Kash está usando a tecnologia de Visa Direct para agilizar a movimentação de fundos no Panamá, Nicarágua, Costa Rica, Honduras, El Salvador e Guatemala. E isso é só o começo.


A adoção de tecnologias digitais na América Latina e no Caribe

Na América Latina e no Caribe, especificamente, o recebimento de remessas e a adoção de tecnologias digitais tem crescido de forma exponencial e consistente. Por um lado, a revolução digital permeou todos os aspectos da vida cotidiana, enquanto a atividade de remessas aumentou progressivamente. Juntos, esses dois fatores geram uma mudança visível na preferência e no comportamento do consumidor. Hoje, mais de 70% das pessoas que fazem remessas no México e Peru preferem métodos de pagamento digital a métodos físicos, sinalizando um aumento na adoção no último ano. Consequentemente, o índice de adoção de pagamentos digitais é tão alto que poucos usuários reportam barreiras ao usar métodos de pagamento baseados em aplicativos para movimentar seu dinheiro. A segurança também tem sido importante para muitos consumidores em toda a região, visto que a opção viável mais segura para enviar e receber dinheiro são os aplicativos e sua tecnologia digital.

Apesar de algumas tendências globais, mudanças perceptíveis rumo a uma cultura digital e aumento na adoção, as remessas ainda compõem um dos setores de serviços financeiros mais fragmentados em termos de tecnologia, modelos econômicos, provedores e experiência do usuário. Tudo isso representa uma oportunidade incrível. Com soluções como Visa Direct, podemos ser agentes de mudança, reduzindo o custo de remessas e transferências de fundos ponto a ponto e adicionando eficiências para que o dinheiro chegue às mãos de mais pessoas facilmente e da forma mais conveniente para elas. Além disso, Visa Direct cria novas e melhores oportunidades de inclusão financeira, simplificando o processo de movimentação de fundos e deixando menos pessoas à margem do sistema financeiro global.

A capacitação de nossos parceiros e remetentes globais e a redefinição do cenário de remessas é prioridade na Visa. Para tanto, continuamos empenhados em colaborar com todos do ecossistema para construir uma rede de remessas que eleve mais pessoas, em mais lugares.

Para saber mais como Visa Direct está ajudando a transformar a movimentação de fundos no mundo, clique aqui.

Fonte (1)  Remessas pessoais recebidas em 2021 (% do PIB) | Dados (worldbank.com)

Fonte (2)  Relatório Visa - Adoção de remessas digitais em 2023