WEB 3.0 Além do Hype - Princípios e Oportunidades

Por Roberta Isfer, diretora de Inovação Visa da América Latina e Caribe 

Estamos vivenciando um momento de grande transformação, em que tecnologias emergentes estão ganhando tração e sendo adotadas em escala. Em breve, nossa identidade, propriedades e a forma como nos relacionamos e realizamos pagamentos serão significativamente diferentes do que experimentamos hoje.

Considero importante abordar o tema sem sensacionalismo, explorando o contexto atual e como podemos aproveitar o que está por vir antes que a Web 3.0 se torne mainstream/popular na prática. Precisamos compreender a tecnologia, os conceitos e os casos de uso que moldarão a próxima década.

Antes de seguir, vale esclarecer a diferença entre a Web 3.0 e o Metaverso. Embora os dois termos sejam frequentemente confundidos, a Web 3.0 é a infraestrutura e a tecnologia que possibilitam uma nova iteração da Internet, enquanto o Metaverso pode se beneficiar dessa nova tecnologia para estabelecer diferentes experiências imersivas que permitem novas formas de interação, compra e movimentação de dinheiro.

Se a Web 1.0 revolucionou o acesso à informação e a 2.0 modificou por completo a publicação de conteúdo e as interações online, a Web 3.0 vai além ao capacitar os usuários com transparência, propriedade e portabilidade de ativos digitais, ou seja, o registro de propriedade de um ativo.


A Web 3.0 substituirá as plataformas corporativas centralizadas 

Por protocolos abertos e redes descentralizadas gerenciadas por comunidades, combinando a infraestrutura aberta da Web 1.0 com a participação pública da Web 2.0. Ela representa a próxima evolução da internet, trazendo novas possibilidades e interações para os usuários.

Um dos principais aspectos dessa nova internet é a transformação da identidade, propriedade, privacidade e gestão de ativos digitais. Ao adotar a abordagem peer-to-peer, a Web 3.0 integra tecnologias emergentes como tokens e blockchain para estabelecer relações baseadas em confiança por meio de transações definidas por código aberto, imutável e descentralizado.

Um dos desafios é a questão da identidade digital. Atualmente, não existe um protocolo unificado para definir e gerenciar identidades online. A Web 3.0 permite que os usuários implementem novas formas de armazenamento de dados, protocolos de segurança e propriedade, o que tem o potencial de criar uma internet mais transparente e segura para todos, por meio de credenciais de identidade criptográfica.

Outro aspecto fundamental da Web 3.0 é a economia tokenizada, que se baseia na propriedade de ativos digitais representados por tokens. Essa abordagem oferece novas oportunidades para monetizar atividades e contribuições de criadores e usuários, permitindo que eles tenham mais controle sobre seu próprio valor.

Acompanho com entusiasmo o esforço do governo brasileiro para fazer avançar o projeto do Real Digital que tem o potencial de transformar todo o setor financeiro. No início de Julho, mais um passo importante foi dado com a disponibilização, por parte do Banco Central, do código-fonte usado para criar a estrutura usada durante a fase de testes do piloto do Real Digital e as empresas envolvidas no já devem ser inseridas no ambiente de testes.


Gerenciamento de ativos digitais

Ainda na seara dos ativos digitais, quero avançar um pouco e destacar a importância do gerenciamento desses ativos nessa nova internet que vemos emergir. Nela, os ativos digitais podem assumir diferentes formas, como criptomoedas, tokens, tokens não fungíveis (NFTs), identidades digitais e muito mais. Aqui estão alguns aspectos do gerenciamento de ativos digitais que ilustram soluções da Web 3.0:

Propriedade e Controle: permite que os usuários tenham propriedade direta e controle sobre seus ativos digitais por meio do uso de chaves criptográficas. Os usuários têm uma chave privada exclusiva que lhes concede controle e acesso a seus ativos dentro da blockchain. Essa propriedade permite que os usuários transfiram, negociem ou usem seus ativos como acharem melhor, sem depender de intermediários.

Carteiras e gerenciamento de chaves: apresenta carteiras digitais que servem como contêineres seguros para armazenar chaves criptográficas e gerenciar ativos digitais. Essas carteiras podem ser aplicativos, dispositivos de hardware ou até mesmo extensões de navegador. As carteiras permitem que os usuários armazenem e interajam com segurança com seus ativos, assinem transações e gerenciem suas identidades digitais.

Interoperabilidade e portabilidade: se concentra na interoperabilidade, permitindo que os usuários gerenciem seus ativos digitais em várias plataformas e blockchains. Por meio de protocolos padronizados e soluções cross-chain, os usuários podem transferir ou interagir com seus ativos sem fricções em diferentes redes blockchain. Essa interoperabilidade aumenta a portabilidade e a flexibilidade dos ativos digitais dentro do ecossistema.

Gerenciamento de NFT: tokens não fungíveis (NFTs) são ativos digitais exclusivos que representam a propriedade ou prova de autenticidade de um determinado item ou conteúdo. A Web 3.0 fornece ferramentas e plataformas para gerenciar NFTs, incluindo compra, venda, transferência e exibição. O gerenciamento de NFT envolve a interação com mercados descentralizados, plataformas de arte digital, ecossistemas de jogos e outros aplicativos construídos na tecnologia blockchain.

Ativos Programáveis: os ativos digitais podem ser programados, permitindo um gerenciamento mais dinâmico e sofisticado. Os contratos inteligentes viabilizam a automação de funções de gerenciamento de ativos, como distribuir royalties para criadores de conteúdo, criar instrumentos financeiros complexos ou executar transferências condicionais.

Essa onda que promete reestruturar a Web como a conhecemos representa uma nova perspectiva para a identidade, propriedade, privacidade e gestão de ativos digitais. Ao adotar protocolos abertos e redes descentralizadas, ela capacita os usuários com transparência e controle sobre seus próprios dados e valor. A indústria de pagamentos tem a oportunidade de explorar e aproveitar os princípios da Web 3.0 para criar soluções inovadoras e centradas no usuário, transformando.

Baixe o relatório do Metaverso. Clique aqui.