1 ano de Kob Visa: plataforma de pagamentos B2B cresce 30 vezes em volume de operações
São Paulo, 02 de julho de 2025 – Um ano após seu lançamento, o Kob Visa está redefinindo o cenário das transações corporativas no Brasil, apresentando um crescimento notável de 30 vezes no volume de operações. Desde o seu lançamento, a plataforma de transações digitais desenvolvida em parceria pela Kobold e a Visa, tem expandido rapidamente sua base de clientes, conquistando, em média, dois novos clientes por mês.
De acordo com a Visa, o mercado de pagamentos B2B representa uma oportunidade de US$ 85 trilhões. O Kob Visa explora esse universo de forma pioneira ao ofertar uma solução inovadora para uma dor histórica das empresas: o desalinhamento entre as áreas comercial e financeira, digitalizando e otimizando processos de forma segura, transparente e ágil.
“O Kob une essas frentes, ao mitigar o risco para o vendedor e oferecer uma solução simples e automatizada para o comprador”, explica Marcela Pinori, diretora de Soluções Comerciais da Visa no Brasil. Na prática, o vendedor habilita seus compradores na plataforma, e eles podem realizar compras com o Kob Visa por meio de um login e senha, como se usassem uma “maquininha” online. Com limites pré-aprovados e uma estrutura de precificação pensada para as margens do mercado B2B, o produto não interfere na dinâmica comercial das empresas, mas transforma a forma como elas pagam e recebem.
Os benefícios já evidentes incluem a redução do custo financeiro das operações e o aumento das vendas ao longo da cadeia de suprimentos. O sucesso da Kob Visa solidifica sua posição como um player disruptivo, contribuindo significativamente para a modernização dos pagamentos corporativos no Brasil e além.
Atualmente, a Kob Visa opera com um universo de clientes que geram uma receita combinada de, pelo menos, R$66 bilhões. Esses clientes incluem líderes em indústrias chave como eletroeletrônicos, siderurgia, cimento, papel e celulose, e bens de consumo. Estima-se que entre 20% e 30% da receita desses clientes possa ser transacionada por meio do novo meio de pagamento, indicando um vasto potencial de escalabilidade e impacto no mercado.
“Essa é uma solução que inverte a lógica tradicional do mercado, pois nasce no vendedor, ao contrário da maioria dos modelos atuais, que partem do comprador. Junto com a Kobold, estamos oferecendo uma experiência digital fluida e segura, adaptada às necessidades do universo corporativo”, finaliza.
“A expectativa para os próximos anos é que o Kob Visa atinja escala bilionária, tanto com a entrada de novos clientes quanto pela ampliação do uso dentro da base já atendida”, afirma Fernando Ribeiro, sócio-fundador da Kobold.