A Visa processa centenas de milhões de transações a cada dia.
Não importa se você está comprando um café na rua, fazendo compras online ou pagando o metrô – nosso sistema está a postos para processar e encaminhar essas informações de pagamento às partes apropriadas, autorizar as transações e gerenciar o risco em um piscar de olhos.
São até 76.000 transações por segundo, partindo de mais de 200 países e territórios, em uma plataforma construída sobre mais de 300 milhões de linhas de código customizado e quase 40 milhões de quilômetros de rede privada. Nos últimos 12 meses, essa plataforma processou um volume total de pagamentos de US$ 14,5 trilhões.
A inteligência artificial é um elemento fundamental dessa operação há mais de 30 anos.
De 1993 até agora: a IA é usada para combater fraudes e melhorar os pagamentos
Em 1993, a Visa tornou-se a primeira rede a adotar tecnologias baseadas em IA para gerenciar riscos e prevenir fraudes, inovando no uso de modelos de IA em pagamentos.
Nos últimos 10 anos, a Visa investiu mais de US$ 3 bilhões em IA e infraestrutura de dados a fim de tornar a movimentação de fundos mais segura e inteligente e identificar e prevenir fraudes de forma proativa.
Hoje, nossa plataforma de tecnologia é um dos exemplos mais importantes dos benefícios tangíveis proporcionados pela IA.
Com centenas de modelos de IA em produção, usados em mais de 100 produtos, nossas capacidades de IA e aprendizado profundo ajudam a resolver desafios e dores que, há anos, incomodam compradores, vendedores e instituições financeiras.
Por exemplo, produtos como Cybersource Decision Manager, ferramenta da Visa para avaliação de risco e fraude, aplicam aprendizado automático avançado a dados transacionais históricos para identificar padrões. Em nossos Centros de Operação de Risco, funcionalidades baseadas em IA e especialistas sempre atentos protegem o ecossistema da Visa detectando proativamente e barrando tentativas de fraude que gerariam a perda de bilhões de dólares. O modelo de aprendizado profundo em tempo real da Visa, Smarter Stand-In Processing (STIP), ajuda a melhorar as experiências de pagamento em momentos de queda do sistema, refletindo as aprovações do emissor com até 95% de precisão. Só em 2022, Visa Advanced Authorization (VAA), solução de monitoramento de fraude de pagamento em tempo real, ajudou a coibir um total estimado de US$ 27 bilhões em fraudes.
Os dados, o poder computacional e os sofisticados LLMs (grandes modelos de linguagem, na sigla em inglês) disponíveis hoje nos deixam muito próximos de uma nova era de inteligência artificial. A IA generativa pode vir a transformar nossa forma de trabalhar, desenvolver e construir novos produtos e serviços e servir os clientes. Pessoalmente, acredito que essa será uma das tecnologias mais transformadoras do nosso tempo e só posso ficar empolgado com tudo o que isso significa para os próximos 30 anos de inovação em pagamentos.
Uma nova era: a IA generativa é usada em conteúdos, códigos e para atender melhor os clientes
Desde o início, alocamos equipes multifuncionais para examinar a melhor forma de implementar a IA generativa a fim de tornar a engenharia mais eficiente, aumentar a produtividade dos nossos funcionários, desenvolver novos produtos e serviços e, o mais importante, servir melhor nossos clientes. Minha meta é ter 100% dos funcionários da Visa trabalhando com alguma forma de IA generativa até o final do ano.
Para tornar a engenharia mais eficiente, estamos explorando e realizando grandes pilotos, aplicando capacidades de IA generativa na codificação e em testes de rotina dos nossos softwares. Isso permitirá que nossos desenvolvedores utilizem técnicas sofisticadas de programação em par baseada em IA, em grande escala.
Para aumentar a produtividade, implementamos recentemente uma instância segura do GPT-4 para nossos funcionários, observadas as salvaguardas de uso responsável de IA. O ChatGPT oferece muitos benefícios, podendo ajudar com a síntese, pesquisa e análise de conteúdo, permitindo que tenhamos mais tempo para dedicar às atividades estratégicas e de alto valor que impulsionam o crescimento empresarial da Visa e de nossos clientes.
Para desenvolver novos produtos e serviços, dobramos o uso de IA e temos milhares de colegas trabalhando em novas plataformas de dados e IA, ajudando a habilitar modelos ainda mais sofisticados em nossos produtos.
Por fim, é possível que a aplicação mais interessante para a IA generativa seja criar inovações para nossos clientes e o ecossistema de pagamentos em geral. Já estamos trabalhando em várias frentes, colaborando para aprimorar e melhorar o comércio usando IA generativa em todas as etapas da jornada de compra do consumidor.
A confiança continua no cerne
Todo nosso trabalho bem como base um compromisso com os mais altos padrões de governança de dados e o uso responsável de IA.
Um ponto vital é estabelecermos a confiança do consumidor em torno da IA, de novas tecnologias e de dados. O compromisso da Visa com a inovação sustentável a partir da criação de uma estrutura de governança que priorize a gestão responsável dos dados – um elemento essencial da IA responsável – já dura três décadas. Qualquer que seja a área de inovação, a Visa trabalha para garantir que todas as implementações ou usos de dados ocorram de forma responsável, segura, confiável e segundo as normas. Isso faz parte do nosso DNA e é a base de nossa reputação e marca de classe mundial.
A confiança está no cerne de tudo o que fazemos e preservá-la é um dever que levamos muito a sério. Estamos muito animados para mergulhar no trabalho que temos pela frente e desempenhar o papel central que a Visa e nossos parceiros podem ter na inovação do futuro do dinheiro.
Entenda melhor como a Visa usa IA nos pagamentos acessando VisaNet+AI.