
A ponte entre as Startups, instituições emissoras e os estabelecimentos comerciais
Um dos principais objetivos da Visa ao participar de programas de aceleração de startups, como o Ahead e o Track, é conectar novos empreendedores com emissores, credenciadores e estabelecimentos comerciais. No mês passado, celebramos o fim do Track, realizado em parceria com a Kyvo Design-Driven Innovation (representante da GSVLabs no Brasil). Jornalistas, a comunidade de startups, investidores e clientes da Visa foram conhecer os produtos e serviços das 5 fintechs participantes:
Beetech, que facilita os serviços de câmbio no mundo;
Dataholics, uma plataforma de big data que capta e estrutura milhões de informações públicas de pessoas que estão em redes sociais para gerar fluxo de segurança para transações financeiras;
Foxbit, que já se consagrou como uma das principais plataformas de negociação de bitcoin e ativos digitais;
NextOne, que propõe aumentar a receita de segmentos, desburocratizando e simplificando a comercialização de seguros e serviços financeiros;
Saffe, que viabiliza a autenticação facial para proporcionar mais segurança e rapidez na efetivação da compra.
Aproveitamos o encontro e perguntamos a alguns dos executivos presentes o que eles acham da oportunidade de conhecer essas empresas e do compromisso da Visa em apoiar e apresentar soluções disruptivas ao mercado. Veja o que eles falaram:
Diego Feldberg
Diretor de produtos digitais e inovação da Cielo
“Hoje, conheci cinco startups com propostas para o mercado de bitcoins e redes descentralizadas, típicos assuntos que antes davam calafrios nos executivos do mercado de pagamento. A Visa identifica startups com alto potencial, dá legitimidade e credibilidade. Falar com uma startup é uma coisa, falar com uma startup acelerada pela Visa tem outro peso.
As apresentações sobre autenticação dos consumidores e como isso pode revolucionar o mercado foram as que mais me chamaram a atenção. Um dos nossos grandes desafios em relação aos pagamentos é fazer um processo de autenticação seguro e fácil. Autenticar é possível, mas é necessário carregar um plástico e lembrar de uma senha. Então, seria ótimo se a gente conseguisse, de uma forma muito mais ágil e assertiva, comprovar a identidade do consumidor e autorizar um pagamento. Imagino, em um futuro próximo, um consumidor poder escolher pagar com um smile autopay ou um selfiepay e o lojista sacar uma câmera e autenticar o pagamento. Agregando essas soluções com a Cielo, teríamos um pagamento com baixa fricção e alta segurança tanto para o cliente quanto para o lojista.”
Patrícia Yagura
Superintendente de Produtos do Banco Safra
“Para entender o mundo de fintechs e startups é importante conhecer o que o programa da Visa traz e também o que outras empresas no Brasil e no mundo estão criando. Essa é uma realidade no mundo há um tempo. No Brasil, há a necessidade das empresas fomentarem essa cultura e se colocarem na perspectiva de pessoas criativas, pois elas também precisam de patrocinadores para ganhar notoriedade.
Ideias como a Dataholics, que consegue juntar soluções de big data ao universo das redes sociais, facilita para os dois lados, tanto de quem quer vender quanto de quem quer comprar. Essa facilidade é uma tendência que está sendo viabilizada. Acho clichê falar em trazer ideias novas. A grande questão é como fazer para tirar as ideias antigas da cabeça, como o fundador da Visa falou. Acho que essa é a frase perfeita para pensar no futuro.”
João Bezerra
Diretor de tecnologia do Banco Itaú

“Acredito que o momento é bem oportuno para nós, empresas do setor financeiro, estarmos próximos desse movimento de transformação.
As fintechs são normalmente empresas que se especializam em um único segmento do mercado, muitas vezes um único produto, no qual são capazes de atingir níveis de qualidade e satisfação de clientes elevados. Isto provoca uma competição saudável pela preferência dos clientes, que contribui para a melhoria dos serviços de uma maneira geral. Neste sentido, têm contribuído para a evolução do mercado financeiro”.
Mariana Matsue
Gerente de Back Office da Trigg

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Como as instituições financeiras enxergam os programas de aceleração da Visa?