A tecnologia sem contato pode dinamizar os pagamentos na América Latina.

Rubén Salazar Genovez, vice-presidente sênior de Produtos e Inovação da Visa para a América Latina e Caribe.

Os pagamentos sem contato, ou contactless, continuam ganhando espaço entre consumidores, estabelecimentos comerciais e emissores do mundo todo. Na Austrália, por exemplo, quase 90% das transações de pagamento presenciais ocorrem via tecnologia sem contato. O sistema de transporte de Londres trabalha com essa tecnologia e o governo da Costa Rica está adotando a tecnologia sem contato para aumentar a aceitação dos pagamentos eletrônicos. A tecnologia pode dinamizar os pagamentos na América Latina e no Caribe, trazendo benefícios reais para todo o ecossistema.

Trata-se de um modelo interoperável na indústria – uma funcionalidade crucial para acelerar a adoção de pagamentos eletrônicos na região. Sem a tecnologia sem contato, não existe uma plataforma interoperável para expandir os pagamentos móveis na região e o uso de novos dispositivos de pagamento cada vez mais populares, como pulseiras, relógios, anéis e muitos outros. O consumidor quer usar esses dispositivos onde quer que ele vá, da mesma forma universal que usa seus cartões em mais de 200 países do mundo atualmente.

O consumidor é o grande beneficiado: a tecnologia sem contato permite que ele faça pagamentos aproximando o cartão, dispositivo ou celular de um terminal de pagamento NFC, sem a necessidade de passar o cartão em uma leitora ou de entregá-lo a alguém e, muitas vezes, sem inserir qualquer senha ou código. É uma tecnologia muito rápida, que conta com os mesmos padrões de segurança que os cartões de chip. Os pagamentos sem contato são uma maneira rápida e conveniente de pagar gastos do dia a dia, principalmente em supermercados, fast-foods, postos de combustível e transporte público. Eles estão ajudando o consumidor a transformar seu estilo de vida e simplificando as experiências de pagamento, pois cada transação sem contato é completada em questão de segundos.

Rubén Salazar

Esta solução tecnológica elimina as longas filas no caixa, beneficiando os estabelecimentos comerciais. As empresas que adotam a tecnologia reduzem o tempo de pagamento no caixa, ganhando agilidade e eficiência operacional, pois diminuem o uso de dinheiro em espécie, oferecem experiências de pagamento melhores aos seus clientes e fazem mais vendas. Os terminais de pagamento sem contato permitem que os estabelecimentos comerciais aceitem outras formas de pagamento, como Apple Pay, Android Pay e Samsung Pay, uma vez que a infraestrutura necessária para aceitar cartões sem contato é a mesma usada para aceitar pagamentos com celulares e outros dispositivos.

Os pagamentos sem contato permitem a criação de novas experiências para reduzir o uso de dinheiro em espécie. Além disso, oferecem benefícios importantes aos emissores, que conseguem penetrar no segmento de transações de baixo valor e participar de novas categorias de aceitação. Com os pagamentos sem contato, os emissores aceleram sua transformação digital, estimulam a preferência por seus produtos e desenvolvem novas opções de pagamento baseadas na combinação de inovações como tokenização, biometria, NFC e outras plataformas para melhorar a experiência do consumidor.

Considerando o volume pago eletronicamente versus o consumo diário, a América Latina tem um dos menores percentuais de pagamentos eletrônicos do mundo, o que faz dela uma das regiões mais atraentes para a introdução de novas tecnologias voltadas a ajudar e a facilitar a conversão das transações em dinheiro. A oportunidade para expandir os pagamentos sem contato é enorme e beneficia todos os participantes do ecossistema.


Você também pode estar interessado

Inovações

Android Pay chega ao Brasil.

Leia mais

visa

Patrocínios Visa

Confira as tecnologias de pagamento Visa para as Olimpíadas de Inverno.

Conheça 

Leonardo Collado líder de Servicios de Valor Agregado Visa

VisaNet

O poder de conectar o mundo com VisaNet.

Saiba mais