Skip to content
SALA DE IMPRENSA | 28 DE JUNHO DE 2019

Animação, som e vibração – como a Visa está reforçando a confiança do consumidor em um mundo de mudanças nos pagamentos

Pacote de elementos de branding sensorial da Visa está chegando a mais de um milhão de pontos de venda


A Visa (NYSE: V) anunciou a adoção mundial de seu pacote de branding sensorial em 25 países, por meio de mais de doze novas parcerias. O pacote traz os elementos de branding sonoros, de animação e táteis presentes em uma transação de pagamento Visa. Em um mundo cada vez mais digital e pontuado por comandos de voz, eletrodomésticos conectados e ambientes de varejo calcados no autoatendimento, os elementos de branding sensorial da Visa oferecem novas maneiras de aprimorar a experiência do cliente e transmitir a confiança e a segurança que a marca representa.

A Visa foi a primeira grande empresa de pagamento a adotar o branding multissensorial, usando animação, som e vibrações como expressões de sua marca. Após um longo processo de criação e seleção que envolveu grupos de discussão e rodadas de eliminação, a Visa chegou a um som ‘cheio de energia’, ‘otimista’, com a animação e a vibração complementares. Desde então, a companhia tem feito parcerias com empresas do mundo todo para implantar o branding sensorial, cujos elementos ajudarão o consumidor a sentir a confiança que deseja ao fazer um pagamento.

Com o crescimento da IoT (internet as coisas) e a evolução nas expectativas do consumidor, o pacote de branding sensorial da Visa está se espalhando estrategicamente pelo globo. Alguns exemplos:

• Experiências que priorizam o canal móvel:

o Aplicativo do Carousell, marketplace de Singapura;

o Monyx Wallet, app de pagamento da Nayax;

o 11 aplicativos de carteira móvel de emissores de toda a região América Latina.

• Grandes vitrines do esporte:

o Estádios usados durante a Copa de Futebol Feminino da FIFA™, na França;

o Oracle Park, estádio do San Francisco Giants.

• Parcerias de destaque na área de tecnologia e varejo:

o Fornecedores de terminais POS que disponibilizam tecnologia direto aos estabelecimentos comerciais, como Aurus, Equinox Payments (América do Norte), Pax (América do Norte e Ásia), Poynt (São Francisco), IBA (Rússia) e VisaNet (Uruguai);

o TSYS Genius, plataforma de processamento de pagamento;

o First Data, em Singapura;

o Xpress-pay, solução de pagamento eletrônico líder e flexível para PMEs;

o Payscout, provedora global de serviços de processamento de pagamentos, cuja plataforma habilita transações em ambientes imersivos;

o Ziosk, solução usada para fazer pedidos para consumo no local e pagamento sob demanda em restaurantes do segmento casual dining, como Olive Garden, Yard House, Chili’s, Red Robin, Outback e TGI Friday’s.

“À medida que os consumidores alteram onde e como querem pagar no mundo, toda a experiência do cliente deve evoluir de modo a já nascer intrinsecamente confiável”, disse Lynne Biggar, diretora de marketing e comunicação da Visa. “Aumentar a dimensionalidade da nossa marca e permitir que os clientes vejam, ouçam e sintam a Visa ao pagar é essencial em um momento em que o ponto de venda físico está cedendo espaço para ambientes digitais mais atraentes. Os elementos de branding sensorial são um meio de expressar nossa promessa de marca, segundo a qual velocidade, segurança, confiabilidade e confiança estão por trás de todas as transações”.

Para medir o impacto do branding sensorial na experiência de consumidor, foi realizada uma pesquisa recente em alguns estabelecimentos comerciais1 da região da Baía de São Francisco, que utilizam terminais POYNT. A pesquisa nos comércios mostrou que os consumidores que tiveram contato com o branding sensorial eram 12% mais propensos a dizer que o estabelecimento comercial se preocupava com a segurança deles. Da mesma forma, as percepções positivas a respeito da marca Visa subiram 14% entre os consumidores que tinham tido contato com o branding sensorial no POS; esses mesmos consumidores tiveram um recall maior do logo da Visa.

 

Reação e apoio dos parceiros ao branding sensorial

“Minha primeira reação ao branding sensorial da Visa foi: ‘Puxa, até que enfim alguém sacou isso”, disse Osama Bedier, fundador e CEO da POYNT. “Esses elementos visuais e audíveis são realmente importantes para reforçar a experiência de consumidor”.

“A TSYS entende que a experiência de pagamento no ponto de venda está evoluindo para uma interação constante entre o consumidor e o estabelecimento comercial. O branding sensorial é um bom exemplo de como o consumidor pode sentir que sua transação foi realizada de forma segura”, diz Jim Egbert, VP sênior de desenvolvimento de negócios e parcerias estratégicas da TSYS. “A experiência de consumidor é fluída e segura”.

“Estamos empolgados com nossa participação na iniciativa inovadora da Visa de construir confiança, reforçar sua marca e melhorar a experiência de pagamento dos consumidores”, disse Bohdan Myroniw, VP de alianças estratégicas da Equinox Payments. “É uma experiência fácil, acessível a jovens e idosos e divertida”.

Artigos recentes

Você também pode se interessar por:

Inteligência Artificial

Antifraude

Visa usa Inteligência Artificial para impedir fraudes de aproximadamente US$ 25 bilhões.
Confira
wearable

Tecnologia

Visa anuncia que pretende participar da Libra Association.
Leia mais
using-card-in-transit

Pagamentos

Tecnologia de pagamento por aproximação tem crescimento no Brasil.
Saiba mais