Brasil lidera no uso de celular para compras no varejo, aponta estudo da Visa

Pesquisa mostra que 61% dos consumidores brasileiros usaram o celular em sua última compra, seja online ou em loja física.

São Paulo, 03 de junho de 2025 - O Brasil se consolida como um dos líderes globais no uso do celular para compras, segundo a edição de 2025 do “Global Digital Shopping Index”, estudo da Visa Acceptance Solutions em parceria com a PYMNTS Intelligence. De acordo com o levantamento, 61% dos consumidores brasileiros usaram o smartphone em sua última compra no varejo, seja online ou em loja física, um crescimento de 10% em relação a 2022. O país está entre os quatro com maior adesão entre os oito analisados (Austrália, Brasil, México, Arábia Saudita, Singapura, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Reino Unido).

O Brasil também lidera no uso de assistência digital em lojas físicas: 36% fizeram compras online com retirada no local. Entre os principais usos do celular em compras presenciais estão: busca por preços e descontos (34%), consulta de informações sobre produtos (33%) e verificação de disponibilidade de itens (26%).

O uso do celular é ainda mais expressivo entre os mais jovens: Geração Z (70%), millennials (67%) e Geração X (60%). Entre os consumidores mais velhos, incluindo os baby boomers, 49% também já adotaram o celular como ferramenta de compra, sendo um dos índices mais altos entre os países analisados. A tendência se mantém estável independentemente da faixa de renda.

Outro destaque é o comportamento de pais e responsáveis por crianças: dois em cada três brasileiros com filhos usaram o celular na última compra, 10 pontos percentuais acima da média dos demais consumidores (56%). O dado reflete a rotina dinâmica desse público, que frequentemente adquire itens de supermercado, cuidados infantis e produtos para o lar.

Apesar da alta adesão aos pagamentos digitais, maioria dos brasileiros relataram algum tipo de problema no momento do pagamento, acima da média global, em que 61% tiveram uma experiência completamente fluida. Os principais obstáculos são erros de processamento (67%) e a inserção manual dos dados em compras online, ainda feita por 32% dos consumidores, 1,5 vez acima da média global, o que aumenta a chance de erros e abandono de carrinho.

“Mesmo com consumidores cada vez mais conectados, o momento do pagamento ainda é um ponto crítico. Nosso objetivo é apoiar os comerciantes brasileiros com tecnologias que tornem a jornada de compra mais fluida e segura. Soluções como o Click to Pay têm simplificado o processo ao eliminar a necessidade de digitar manualmente os dados de pagamento”, afirma Gustavo Carvalho, diretor executivo da Visa do Brasil.

Demanda por experiências multicanais ainda não é atendida

O desejo por jornadas de compra integradas também se destaca: 51% dos consumidores brasileiros gostariam de usar recursos cross-channel, ou seja, começar a compra em um canal e finalizá-la em outro. No entanto, apenas 45% dos comerciantes oferecem esse tipo de experiência atualmente. A complexidade de gerenciar múltiplos canais de venda foi apontada como o principal obstáculo para essa implementação.

Metodologia

O “Índice Global de Compras Digitais de 2025: Edição Brasil” é um relatório de Inteligência da PYMNTS, encomendado pela Visa Acceptance Solutions. O relatório foi elaborado a partir de entrevistas com 2.844 consumidores e 542 comerciantes no Brasil, realizadas entre 17 de outubro e 9 de dezembro de 2024. Os dados fazem parte de um estudo global que investigou o comportamento de compra digital em oito países.

 

Sobre a Visa
A Visa (NYSE: V) é líder mundial em pagamentos digitais, facilitando transações entre consumidores, comerciantes, instituições financeiras e entidades governamentais em mais de 200 países e territórios. Nossa missão é conectar o mundo por meio da rede de pagamentos mais inovadora, conveniente, confiável e segura, permitindo que indivíduos, empresas e economias prosperem. Acreditamos que as economias que incluem todos em todos os lugares, elevam todos em todos os lugares e consideram o acesso fundamental para o futuro do movimento do dinheiro. Saiba mais em Visa.com.


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