64% dos brasileiros que viajam ao exterior preferem centralizar seu dinheiro em uma única conta internacional, aponta Visa
Os brasileiros estão cada vez mais inseridos no cenário de transações internacionais. Quando se trata de viagens internacionais, 64% preferem concentrar seu dinheiro em uma única conta, segundo o estudo “Unlocking the future: Banking on cross-border payment habits”, da Visa. A pesquisa entrevistou 600 brasileiros para entender seus hábitos de consumo e os métodos de pagamento mais utilizados em transações internacionais.
O levantamento identificou que a maioria dos brasileiros utiliza o mesmo meio de pagamento tanto para pagar as reservas quanto para despesas no destino, priorizando cartões que oferecem conversão instantânea de moeda e proteção contra fraudes.
O estudo, encomendado pela Visa Direct – a maior plataforma de movimentação de dinheiro do mundo, que opera em 195 países e mais de 150 moedas–, aponta que o crescimento das transações internacionais entre brasileiros está impulsionado principalmente por três categorias: viagens, envio de remessas e e-commerce.
O comércio eletrônico internacional tem sido amplamente adotado pelos brasileiros: 82% afirmam ter feito compras em sites estrangeiros no último ano. Esse comportamento reflete um perfil de consumo globalizado, com busca por produtos e serviços de fora do país.
As remessas internacionais também desempenham um papel fundamental na economia de muitas famílias. Segundo o estudo, quatro em cada dez brasileiros enviaram ou receberam dinheiro do exterior nos últimos 12 meses, utilizando, na maioria das vezes, transferências bancárias ou eletrônicas.
Os critérios na escolha do meio de pagamento no exterior
A preocupação com fraudes influencia diretamente a adoção de novos produtos financeiros para a estadia. Segundo a Visa, três em cada quatro consumidores brasileiros já deixaram de usar um serviço de pagamento internacional devido ao risco de fraude. Além disso, 82% dos brasileiros esperam que bancos e fintechs contem com medidas de segurança robustas em seus serviços.
Segundo a head de Commercial and Money Movement Solution da Visa na América Latina e Caribe, Ana Rojas, a segurança não é um diferencial, e sim uma exigência fundamental para conquistar e manter a confiança do consumidor. “Os brasileiros buscam um provedor confiável e demandam opções e orientação para ajudá-los a tomar decisões. Atender às expectativas dos clientes em segurança é essencial para impulsionarmos a adoção dos pagamentos digitais entre os brasileiros que viajam para o exterior”, afirma Ana.
O estudo revelou que 75% dos brasileiros estão procurando por mais escolhas quando se trata de transações internacionais. No que diz respeito à escolha do meio de pagamento internacional, os cinco fatores mais importantes para os brasileiros na escolha de um meio de pagamento internacional são: segurança, taxas, credibilidade, confiança e por fim, facilidade de uso. A valorização deste último critério supera aspectos como velocidade e até mesmo anonimidade, priorizados por outros países.
Confira o estudo completo da Visa Direct neste link: https://globalclient.visa.com/visa-direct-unlocking-the-future-banking-on-cross-border-payments-habits
Inovação e parcerias têm expandido a proposta de valor da Visa Direct
A Visa Direct tem desempenhado um papel estratégico na líder mundial de pagamentos digitais, especialmente na movimentação de dinheiro transfronteiriça. A plataforma suporta diversos casos de uso, incluindo os pagamentos de pessoa para pessoa (P2P), domésticos e internacionais, permitindo que consumidores e empresas enviem dinheiro diretamente para 2 bilhões de contas bancárias, e 3.5 bilhões de cartões e 3.5 carteiras digitais ao redor do mundo. Como resultado desse crescimento, as transações internacionais P2P via Visa Direct aumentaram mais de 80% no ano fiscal de 2024. Além disso, as parcerias firmadas com clientes têm impulsionado as transações internacionais do Visa Direct, que cresceram a uma taxa anualizada superior a 50% nos últimos cinco anos.
Metodologia
Estudo quantitativo declarado e autopreenchido, conduzido entre junho e julho de 2024. O universo representado é de homens e mulheres entre 18 e 80 anos que enviaram, receberam ou gastaram dinheiro no exterior ou online no último ano. Foram realizadas 6.500 entrevistas em 13 países, com 500 entrevistados por mercado: Estados Unidos, Canadá, Brasil, México, Reino Unido, França, Alemanha, Suécia, Austrália, Hong Kong, Filipinas, Cingapura e Emirados Árabes Unidos. Essa abordagem proporcionou uma ampla representação numérica do comportamento e das preferências dos consumidores em relação a pagamentos internacionais.