São Paulo é a cidade onde turistas brasileiros mais usam o pagamento eletrônico no País
Destino de milhares de turistas ao redor do mundo, o Brasil tem sido nos últimos anos a escolha para férias e negócios de seus próprios residentes. Em um estudo realizado pela Visa Consulting & Analytics (VCA) – consultoria da Visa, foi identificado como e onde os turistas brasileiros portadores de cartões Visa realizaram pagamentos eletrônicos no segmento de turismo doméstico. Entre outubro de 2018 e setembro de 2019, os dados indicaram São Paulo no topo do ranking do país, com a fatia de 13% do volume de pagamentos com cartões Visa, seguido por Rio de Janeiro - RJ (7%), Brasília - DF, Belo Horizonte - MG e Salvador - BA, todas com 3%.
A análise também verificou os segmentos em que os brasileiros mais usaram seus cartões Visa durante uma viagem dentro do País, como entretenimento, hospedagem, aluguel de carro, restaurantes e despesas com agências de viagens.
Em São Paulo, a categoria aluguel de carros lidera o ranking com 33% do volume de pagamentos de turistas com cartões Visa, seguida por hospedagem (26%), restaurantes (23%), entretenimento e custos com agências de viagens, ambas com 9%.
Já na capital carioca, restaurantes é o segmento que lidera o ranking com 39% do volume de pagamentos com Visa por turistas domésticos, seguido por hospedagem (21%), aluguéis de carro (20%), agências de viagens (14%) e entretenimento (5%).
No Distrito Federal, o segmento de restaurantes também lidera com 30% do uso por turistas com cartões Visa. Também seguido por hospedagem (29%), aluguéis de carro (23%), despesas com agências de viagens (11%) e por último, entretenimento (6%).
Em Belo Horizonte, a categoria aluguel de carros se destaca com 53% do uso com cartões Visa para no setor de turismo doméstico. Em seguida vem hospedagem (24%), restaurantes (15%), despesas com agências de viagens (6%) e entretenimento (3%).
Em Salvador, 29% do volume do recebimento com Visa está em hospedagem, seguido por aluguéis de carro (23%), entretenimento (20%), restaurantes (18%) e agências de viagens (10%).
“Os dados mostram que o consumidor já compreende as opções e facilidades que o mercado de pagamentos tem apresentado. À medida que as cidades adotam o uso de pagamentos digitais, os impactos podem ter um efeito catalisador no desempenho econômico geral do município, como crescimento do PIB, dos empregos, salários e da produtividade”, comenta Rodrigo Santoro, Diretor Executivo da Visa Consulting & Analytics no Brasil.
Confira abaixo o ranking dos dez primeiros municípios visitados onde mais foram utilizados pagamentos digitais Visa entre outubro de 2018 e setembro de 2019, de acordo com os dados transacionados pela rede Visanet:
- São Paulo - SP
- Rio de Janeiro - RJ
- Brasília - DF
- Belo Horizonte - MG
- Salvador - BA
- Fortaleza - CE
- Guarulhos - SP
- Porto Alegre - RS
- Recife - PE
- Curitiba - PR