O aumento da procura por veículos alugados cresceu significativamente durante a pandemia. Muitos brasileiros sem automóvel próprio viram na locação uma alternativa interessante e segura de realizar deslocamentos sem aglomeração. Dados levantados pela Visa Consulting & Analytics (VCA) mostram esse movimento e apontam que, no período de um ano, entre 2020 e 2021, pagamentos efetuados com credenciais Visa para locação de carros cresceram aproximadamente 40%.
“Pela análise dos dados transacionados por meio da rede Visa, observamos que a locação de veículos tem se tornado cada vez mais habitual no Brasil. Isso mostra que as pessoas estão deixando de ter receio de alugar e estão se beneficiando do uso do automóvel sob demanda, o que traz vantagens significativas principalmente para quem adotou o modelo de home office e que atualmente se desloca com menos frequência”, afirma Oscar Pettezzoni, diretor executivo da VCA.
O serviço também passou a ser considerado uma opção interessante para quem precisa realizar viagens, a lazer ou a trabalho, curtas ou de longa distância, e não deseja utilizar meios de transportes coletivos, como ônibus ou avião. Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), entre 2020 e 2021, o turismo respondeu pela metade do uso da frota das locadoras.