Visa dobra número de novas parcerias de co-branded em um ano
De acordo com a pesquisa “The Loyalty Report”, feita pela Bond Brand Loyalty, em parceria com a Visa, entre os mais de 30 itens avaliados pelos consumidores sobre satisfação dos cartões co-branded no Brasil, 67% estão relacionados à experiência do cliente. E esse é um dos grandes diferenciais da Visa no mercado brasileiro. Prova disso é que, em 2019, a Visa dobrou o número de contratos fechados e lançou vários cartões co-branded no mercado.
Este crescimento está diretamente atrelado ao investimento da Visa e seus emissores em adicionar valor aos cartões por meio de tecnologia e de inteligência de dados. “Trazemos as melhores práticas globais da Visa e trabalhamos em pesquisas para entender melhor como o brasileiro enxerga os cartões co-branded para oferecer às empresas soluções mais assertivas para o país. Dobramos o número de contratos em 2019 por oferecer inovações como cashback, data analytics, pagamento por aproximação. Tudo isso com implementação rápida e segura para os parceiros. Ao simplificar a vida das empresas com insights de mercado e ao levar modernidade e conveniência a esses portadores, estamos expandido nossa penetração no mercado”, conta Rafael Littieri, diretor da Visa.
Entre os novos cartões que surgiram no mercado brasileiro esse ano estão parcerias com Rappi, Dotz, a revitalização do portfolio do LATAM Pass – novo programa de fidelidade do Grupo LATAM Airlines totalmente unificado e que incentiva ainda mais o acúmulo de pontos para o resgate de passagens aéreas –, além de diversos co-brands emitidos pela Credz, que passou a ser nossa emissora esse ano. Uma das razões para esse crescimento está ligada ao programa da Visa chamado Fast Track, solução que agiliza a entrada de players interessados em lançar soluções de pagamento. Isso é possível graças à parceria com empresas emissoras de Cartão Visa que atuam como plataformas de processamento tecnológico para varejistas e outras empresas no Brasil, todas focadas em emitir diferentes tipos de cartão ou digitalização de pagamentos. Até julho, a novidade já facilitou a emissão de cartão de 20 empresas brasileiras e ainda mais 43 estão em processo de integração.
Além de dobrar o número de novos contratos, a Visa também registrou um aumento no volume de pagamento desses cartões. Um exemplo disso foi o crescimento do cartão Smiles. “Desde a mudança, a empresa registrou um aumento das vendas em 260%”, diz Mirelly Gama, diretora comercial de bancos e varejo da Smiles.
“As pessoas entendem melhor os benefícios do produto e deixaram de utilizá-lo apenas nas lojas ou nas empresas donas dos co-branded. Eles incorporaram o uso do cartão nos pagamentos do dia a dia.”, reforça Littieri.
Sobre o estudo “The Loyalty Report”
De acordo com dados da pesquisa “The Loyalty Report”, feita pela consultoria Bond Brand Loyalty, empresa global de gerenciamento de fidelidade e experiência de cliente orientada por dados, em parceria com a Visa, o cartão co-branded é uma excelente ferramenta para reforçar a lealdade do consumidor, pois contribui para o aumento dos níveis de satisfação dos clientes, uma vez que oferece benefícios adicionais aos programas de fidelidade. Dos entrevistados, 50% dos brasileiros muito satisfeitos usam mais o cartão.
Além disso, o “The Loyalty Report” ressalta que 87% dos consumidores brasileiros estão mais propensos a recomendar marcas com bons programas e 75% costumam concentrar suas despesas ou escolhem onde e quando consumir para maximizar seus pontos ou benefícios. Isso demonstra que investir em ferramentas e programas de fidelização pode ser uma ótima estratégia para se ter recorrência de uso.
O estudo também mostra que 13% dos clientes no Brasil nunca resgataram algum benefício, seja utilizando milhas para comprar passagens ou tendo acesso a um desconto exclusivo de algum cartão co-branded de varejo.
Os consumidores que já fizeram algum resgate com cartões co-branded estão em média 2x mais satisfeitos do que aqueles que nunca fizeram. E os clientes que atingiram uma meta pessoal estipulada por meio de um resgate costumam estar ainda mais satisfeitos dos que não tinham um objetivo. Esse fato indica que a correta gestão das expectativas dos clientes do co-branded por meio de metas razoáveis e individualizadas é fundamental para o nível de sua satisfação.