Novo Relatório da Visa Revela que Agentes de IA e a Confiança Serão os Motores da Nova Era do Comércio

Miami, 2 de abril de 2025 – Estando na vanguarda da inovação em IA generativa, a Visa, em parceria com o Institute for the Future (IFTF), lançou um relatório abrangente e visionário, “O Comércio do Amanhã, Hoje”, que prevê e traz uma nova visão sobre o futuro do comércio. Desde o aumento do uso de identidade pessoal e dos agentes de IA até a influência da geração Alfa, que agora começa a entrar na vida adulta, a Visa e o IFTF focam em quatro principais cenários possíveis que comerciantes, bancos e consumidores podem enfrentar na próxima década.

Os capítulos iniciais do relatório — O Princípio da Confiança e IA do Agente: Pronto para o Trabalho — já estão disponíveis. Eles destacam como a IA e as plataformas confiáveis podem transformar radicalmente o processo de compras e os comportamentos gerais de negócios e consumidores no Brasil e em todos os lugares. O relatório descreve o que será necessário para recuperar, proteger e cultivar confiança, para proteger a identidade, segurança e privacidade de bilhões de consumidores em um mundo hiperconectado e com o advento da IA avançada.

“Com o cenário do comércio e da IA evoluindo em velocidade sem precedentes em nossa região, agora mais do que nunca, a confiança e a transparência serão cruciais”, disse Romina Seltzer, Diretora de Produtos e Inovação para a Visa América Latina e Caribe. “Aproveitando nosso conhecimento de longa data sobre IA, temos o compromisso de moldar o comércio do futuro no Brasil e além – o futuro está aqui”.

“Mesmo que o futuro seja muito complexo para prever com precisão, examinamos tendências de longo prazo, indícios iniciais de mudança e cenários futuros projetados para desafiar as premissas atuais e ajudar a pensar de forma diferente sobre o que está por vir”, disse Dylan Hendricks, Diretor do Institute for the Future. “Com a prevalência da IA, o futuro está aqui. Essas mudanças não só transformarão a forma como os consumidores compram, mas mudarão toda a estrutura dos negócios e do comportamento do consumidor.”

O Princípio da Confiança

Essa tendência reconhece que o momento atual da IA será um ponto de inflexão para a confiança que os clientes e comunidades depositam nas instituições ao seu redor. A identidade pessoal continuará se expandindo em dispositivos inteligentes e redes digitais, exigindo redes de confiança avançadas, onde os clientes possam interagir com agentes de IA e proteger sua privacidade, segurança e ativos.

O Princípio da Confiança também observa que o uso intencional e atento da IA tem o potencial de cultivar novos níveis de relacionamentos de confiança com os consumidores. Por outro lado, a IA aplicada de formas menos ponderadas ou coerentes tem o potencial de afundar a confiança, já que clientes e empresas estão navegando em um ambiente ruidoso e incerto.

Este princípio ocorre em um momento em que o nível geral de confiança e segurança que os brasileiros têm nas várias instituições de comércio é relativamente baixo (37%) comparado às médias globais (44%). No entanto, os consumidores brasileiros valorizam a transparência e a segurança para promover a confiança, refletindo outras tendências semelhantes em todo o mundo: os níveis mais altos de confiança são colocados em marketplaces on-line (56%), enquanto os níveis mais baixos incluem plataformas de mídias sociais (26%) e influenciadores (13%)1.

Agente de IA: Pronto para o Trabalho

O relatório destaca que os agentes de IA estão preparados para se tornar um produto onipresente, com o potencial de revolucionar a forma como os indivíduos se envolvem com finanças em suas vidas cotidianas. Na verdade, os dados da Visa revelam que 82% dos brasileiros expressam interesse em assistentes pessoais com tecnologia de IA (acima da média global – 76%), tornando-os uma das principais novas tecnologias junto com a biometria, que gerou 80% de interesse2.

Na próxima década, podemos ter acesso a vários desses agentes de IA, atuando como extensões digitais de nós mesmos. Esses assistentes podem comprar, negociar preços e gerenciar pagamentos em nosso nome — essencialmente servindo como compradores pessoais de confiança, disponíveis o tempo todo. Essa mudança aponta para o surgimento do comércio agêntico, possibilitando transações fluidas e escaláveis por meio de agentes autônomos. Além disso, ela transformará a verificação de identidade e reforçará a segurança das informações confidenciais, tornando o processo de comprovação de nossas identidades mais tranquilo com a biometria avançada.

Os próximos capítulos do relatório examinarão como a geração Alfa lidará com o dinheiro de forma diferente das gerações anteriores, e como novos mercados surgirão focados em reduzir danos ao ambiente e em criar valor sustentável.

Conforme olhamos para a frente, podemos ver que essas grandes tendências provavelmente revolucionarão a forma como as pessoas compram e vendem de maneiras ainda mais significativas do que a revolução digital das últimas duas décadas.

Para acessar o capítulo um e dois do relatório, clique aqui.

 

Sobre o IFTF
O Institute for the Future (IFTF), fundado em 1968, é a organização de pesquisa de futuros mais antiga do mundo. As previsões aqui não preveem o futuro — ninguém consegue fazer isso. Em vez disso, elas provocam percepções e inspiram a ação, ao apresentar os futuros desafios e oportunidades da Visa nas finanças.

Sobre a Visa
A Visa (NYSE: V) é líder mundial em pagamentos digitais, facilitando transações entre consumidores, comerciantes, instituições financeiras e entidades governamentais em mais de 200 países e territórios. Nossa missão é conectar o mundo por meio da rede de pagamentos mais inovadora, conveniente, confiável e segura - permitindo que indivíduos, empresas e economias prosperem. Acreditamos que as economias que incluem todas as pessoas e em todos os lugares elevam a todos, em todos os lugares, e veem o acesso como algo fundamental para o futuro da movimentação de dinheiro. Saiba mais em Visa.com.

1 Fonte: Estudo 2023 da Visa e da PCMI (Inteligência do Mercado de Comércio e de Pagamentos)
2 Fonte: Estudo 2023 da Visa e da PCMI (Inteligência do Mercado de Comércio e de Pagamentos)


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