É fato que a adoção de pagamentos digitais traz benefícios líquidos diretos para consumidores, empresas e governos, aumentando a segurança, reduzindo as despesas com transações bancárias e transporte de dinheiro em papel, facilitando a gestão pública, dentre outros. Mais que isso, a redução do uso do dinheiro em espécie tem um efeito catalisador no desempenho econômico das cidades, aumentando o nível de emprego, a produtividade e a arrecadação fiscal, gerando um verdadeiro círculo virtuoso.
Porém, quando olhamos para um país de dimensões continentais como o Brasil, é fácil perceber que esses benefícios ainda estão, na maior parte das vezes, restritos aos grandes centros urbanos. Segundo um estudo divulgado pela Abecs, o uso dos cartões de crédito e débito continua mais concentrado na região Sudeste, que deteve 61,8% de todas as transações eletrônicas no primeiro trimestre de 2018. Ou seja, são muitas as cidades e regiões sub penetradas do ponto de vista do meio eletrônico de pagamento e que representam tanto oportunidades quanto desafios para todos os participantes da cadeia financeira.
Em minha experiência profissional, pude conhecer de perto algumas dessas cidades e regiões, por vezes me deparando com situações interessantíssimas, como a de Salinópolis, no litoral do Pará. A cidade recebe todos os anos centenas de milhares de pessoas para aproveitar o verão – que naquela região acontece entre junho e agosto, movimentado a economia local. Imagine todas essas pessoas em uma cidade pequena e o comércio tendo de girar majoritariamente com dinheiro em papel. Complicado, né?
Mais recentemente, pude me aproximar do Sistema de Crédito Cooperativo e, ao conhecer melhor essas instituições capilares, descobri que compartilhamos as mesmas dores – os espaços geográficos gigantes, a falta de infraestrutura em muitas das localidades onde estão – e que não temos escolha senão fazer a diferença onde atuamos. A experiência aumentou ainda mais minha convicção de que se de um lado existem muitos desafios nessas regiões, por outro lado existem muitas organizações procurando respostas para suas necessidades.