Skip to content
SALA DE IMPRENSA | 29 DE ABRIL DE 2020

Plante as sementes para pagamentos seguros

Por Edson Ortega, vice-presidente de Risco da Visa do Brasil


 

O COVID-19 resultará em mudanças fundamentais na maneira como as pessoas vivem, a sociedade interage e a economia funciona. A maioria dos países está sob alguma forma de quarentena para limitar a propagação do vírus; com isso, boa parte da população está trabalhando de casa, adotando novas maneiras de interagir com seus colegas de trabalho, amigos e familiares e utilizando ainda mais um computador, smartphone ou dispositivo de áudio para comprar produtos e serviços. Com os países começando a planejar sua reabertura e a suspensão das restrições, a tendência é de que as pessoas retornarão ao trabalho gradativamente, começarão a reunir familiares e amigos em grupos menores e voltarão a comprar das empresas em que mais confiam. Em um ambiente assim, entendemos que os compradores darão preferência aos vendedores que oferecem serviços de pagamento seguros, convenientes e sem contato. Portanto, este é o momento de emissores, credenciadores e estabelecimentos comerciais investirem e implantarem rapidamente os serviços de pagamento que os consumidores vão demandar ao término deste período. Sendo assim, acreditamos ser importante que os emissores:

  1. implementem cartões com tecnologia por aproximação e trabalhem com credenciadores para habilitar terminais de pagamento por aproximação para oferecer a consumidores e estabelecimentos comerciais uma forma rápida, segura e sem contato de pagar.
  2. provisionem tokens EMV para soluções de pagamento móvel a fim de facilitar pagamentos por aproximação no ponto de venda e em aplicativos de smartphones.
  3. registrem os portadores de cartão em serviços de alerta bidirecionais via mensagem de texto, e-mail e aplicativo para que os compradores sejam informados em tempo real de todos os pagamentos e do saldo a pagar, e possam comunicar rapidamente qualquer transação não reconhecida.

  1. adotem a autenticação baseada no risco, combinando soluções de pontuação de fraude ao protocolo 3D Secure da EMV e tokens para oferecer experiências de pagamento seguras e sem atrito e, ao mesmo tempo, se preparar para a chegada do Secure Remote Commerce (comércio remoto seguro).
  2. revisem e otimizem as regras de autorização ativamente e com frequência para aprovar o máximo de pagamentos legítimos e negar transações de alto risco de forma assertiva.
  3. forneçam detalhes transacionais aos consumidores por meio de aplicativos integrados de mobile banking para que os comerciantes resolvam disputas de forma direta, rápida e eficaz.
  4. protejam as credenciais de pagamento e outras informações sensíveis do consumidor mantendo, no mínimo, um programa contínuo e robusto de conformidade com os Padrões de Segurança da Indústria de Pagamentos (PCI-DSS).

Este é o momento para as empresas plantarem as sementes e investirem em serviços de pagamento seguros, convenientes e sem contato que permitirão que os consumidores se sintam seguros para pagar os vendedores de sua confiança digitalmente durante e após a epidemia. Visite EMVCo.com e PCISecurityStandards.org para mais informações sobre soluções e práticas de pagamento seguras.

Assuntos relacionados

Você também pode se interessar por:

N/A

COVID-19

Visa Foundation doa US$ 200 milhões para apoiar micro e pequenas empresas durante o COVID-19
Saiba mais

COVID-19

EBANX lança sistema de vendas online com funcionalidade que ajuda pequenos comerciantes
Conheça a plataforma
Homem pagando com celular por aproximação

COVID-19

Como a COVID-19 vai forçar bancos, estabelecimentos comerciais e pagamentos a se reinventarem
Descubra