Serviços de Marketing da Visa crescem 45% no Brasil

Força global da marca, patrocínios e serviços de consultoria contribuíram para mais de US$ 100 milhões em crescimento global.

A Visa, líder mundial em pagamentos digitais, celebra o crescimento dos serviços de consultoria de Marketing como parte da sua estratégia de Value Added Services no Brasil. Em 2024, a empresa registrou um aumento de 45% no número de projetos da Visa Marketing Services e uma expansão de 30% na base de clientes. Globalmente, as iniciativas de Marketing da Visa geraram mais de US$ 100 milhões em receita no último ano fiscal, impulsionando os resultados financeiros dos parceiros da companhia.

“Nosso objetivo é posicionar a Visa como parceiro estratégico para os emissores. Por meio dos nossos serviços de consultoria em Marketing, patrocínios e parcerias estratégicas, aliados à força da nossa rede de pagamentos, temos a capacidade de entregar diagnósticos completos e soluções personalizadas para agregar valor ao negócio dos nossos clientes, para assim ampliar a preferência e o engajamento do consumidor final”, afirma a vice-presidente de Marketing, Carla Mita.

A análise de dados desempenha um papel essencial na estratégia da Visa, especialmente em um cenário de maior personalização e experiência de consumo. Pioneira no uso de Inteligência Artificial para prevenção de fraudes desde 1993, a Visa utiliza modelos de IA desde 2021 para tornar suas campanhas de marketing mais assertivas.

A Visa oferece um portfólio abrangente de soluções de Marketing que impulsionam a performance dos clientes ao longo de toda a jornada de pagamentos. Entre as principais estão:

  • Insights & pesquisa: A Visa atua em todas as etapas do desenvolvimento de estratégias de marca, desde o diagnóstico até a criação de projetos em conjunto com emissores, que pré-testam e mensuram todas as iniciativas e campanhas. Um exemplo disso é o estudo "Panorama da Principalidade Financeira na América Latina", que revela insights sobre o relacionamento dos consumidores com instituições financeiras na região e fornece uma visão detalhada do cenário de cada emissor.
  • Criação de campanhas: A equipe de especialistas da Visa conta com uma estrutura completa para planejar, co-criar e executar campanhas de ponta a ponta junto aos emissores. Por meio da Visa Marketing Platform (VMP), é possível criar e executar projetos customizados de CRM com base no comportamento transacional de cada credencial de pagamento, com comunicações que alcançam CTRs de até 40% e taxas de abertura acima da média. Essa abordagem integrada permite desenvolver campanhas mais assertivas e alinhadas às necessidades do mercado.
  • Repasse de patrocínio: Os mais de 70 patrocínios globais e regionais têm sido fundamentais para o crescimento dos negócios. Essa estratégia permite que parceiros compartilhem os direitos de patrocínio dos maiores eventos esportivos e de entretenimento do mundo, fortalecendo o relacionamento com consumidores e ampliando sua presença de mercado. As ativações incluem campanhas promocionais em parceria com a Visa, experiências especiais, acesso à áreas VIP e hospitalidade, personalização de cartões, mascotes, troféus, merchandising e o trabalho com atletas do Team Visa.
  • Parcerias estratégicas: Além dos patrocínios, a Visa mantém parcerias com grandes marcas do setor de entretenimento e lazer, proporcionando aos parceiros a oportunidade de ativar assets de alta visibilidade em campanhas e ações promocionais. Essa estratégia também fortalece o uso das credenciais Visa no segmento premium, por meio do produto Visa Infinite, reconhecido como referência em excelência para clientes de alta renda.
  • Vai de Visa: O programa Vai de Visa oferece vantagens especiais para os portadores de cartões da marca no Brasil. Entre os benefícios estão descontos, experiências diferenciadas e acesso a campanhas promocionais em segmentos como gastronomia, viagens, entretenimento, moda, saúde e bem-estar. Nos últimos quatro anos, a base de usuários cadastrados cresceu quase 30 vezes. Em 2012, o programa contava com 20 empresas parceiras; em 2024, esse número ultrapassou 88 parcerias, ampliando ainda mais as oportunidades para os clientes Visa.

 

Value Added Services: a evolução da Visa para soluções personalizadas

Os serviços de Marketing fazem parte da área de Value Added Services, que desempenha um papel estratégico ao oferecer tecnologias e serviços personalizados para emissores, credenciadores e estabelecimentos comerciais. Essa evolução da Visa possibilita a criação de soluções agnósticas para ajudar a impulsionar todos os tipos de pagamentos digitais, e incluem a aceitação de pagamentos, emissão, open banking, gestão de risco e consultoria estratégica.

“Nosso foco é diversificar nossa receita com produtos que diferenciam a rede Visa, por meio de soluções de alto valor para os nossos clientes, que valorizam nossa experiência de mais de 60 anos em pagamentos ao poder da nossa marca. A credibilidade da nossa marca faz com que os nossos clientes a destaquem como um dos aspectos mais importantes do negócio, o que nos consolidou como a marca de pagamentos mais valiosa do mundo”, finaliza a vice-presidente.

A área de VAS registra uma taxa de crescimento anual de 20% desde 2021, e foram responsáveis por 24% da receita líquida da Visa no ano fiscal de 2024. No total, a área gerou um faturamento de 9 bilhões de dólares no último ano, e apresenta uma oportunidade de crescer 57 vezes esse valor.

 

Sobre a Visa
A Visa (NYSE: V) é líder mundial em pagamentos digitais, facilitando transações entre consumidores, comerciantes, instituições financeiras e entidades governamentais em mais de 200 países e territórios. Nossa missão é conectar o mundo por meio da rede de pagamentos mais inovadora, conveniente, confiável e segura, permitindo que indivíduos, empresas e economias prosperem. Acreditamos que as economias que incluem todos em todos os lugares, elevam todos em todos os lugares e consideram o acesso fundamental para o futuro do movimento do dinheiro. Saiba mais em Visa.com
.


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