Com o início da era pós-pandemia, os consumidores da América Latina e do Caribe (LAC) veem um maior engajamento digital e um interesse crescente nas tecnologias de pagamento mais recentes. Na quarta onda de sua pesquisa de Mentalidade do Consumidor¹ (Consumer Mindset), a Visa descobriu que os consumidores da região têm interesse em usar métodos de pagamento inovadores amplamente aceitos, práticos e fáceis de usar, como pagamentos por aproximação (57%) e carteiras digitais em lojas físicas (48%) e online (45%). Os consumidores pesquisados também se mostraram interessados em adicionar novas funcionalidades de pagamento que combinem com seu modo de vida mais digitalmente conectado, como um app para transferências de fundos internacionais (47%), ferramentas de identidade digital para proteger seus dados/aprovar compras (45%), entregas realizadas por drones/robôs (34%) e autenticação de voz para aprovar a entrega de comida (31%). A pesquisa mostra que esses consumidores já usam apps de mensagem para fins de comércio, entre os quais, WhatsApp (68%), Instagram (50%) e Facebook Messenger (47%).
Em se tratando das necessidades e expectativas atuais, o estudo aponta que há uma procura crescente por formas mais fluidas e instantâneas de pagar. Um exemplo é a crescente popularização dos pagamentos entre pessoas (P2P) na região, com 55% dos pesquisados interessados na facilidade de configuração que as plataformas P2P oferecem. Além disso, um em três consumidores gosta de usar pagamentos biométricos, pois são uma forma fácil, instantânea e segura de pagar.
“Com esses novos insights, vemos claramente que, cada vez mais, o consumidor da LAC tem abraçado uma mentalidade digital e, mais do que nunca, busca conveniência, confiabilidade e formas de facilitar a vida”, conta Vanesa Meyer, vice-presidente e head de Inovação e Design para a Visa América Latina e Caribe. “E essa atitude se reflete no crescente interesse dos consumidores em usar as tecnologias de pagamento mais atuais para obterem o que realmente querem: experiências de pagamento digital fáceis, simples, acessíveis, instantâneas e seguras”.
Os consumidores estão prontos para novidades em soluções de pagamento
Tendo em vista a incrível inovação tecnológica em andamento no espaço digital, a disposição dos consumidores em adotar e experimentar tecnologias de pagamento emergentes é inegável. O estudo aponta que os pesquisados estão interessados em usar métodos de pagamento como biometria (35%), realidade aumentada/virtual (28%), criptomoedas (22%), compras via IoT (21%), tecnologia de voz/assistentes virtuais (18%), vestíveis (18%) e até implantes (13%) nos próximos seis meses.
Entretanto, embora os consumidores estejam dispostos a fazer transações comerciais usando esses métodos de pagamento, são reticentes com tecnologias que consideram “novas demais” – o reconhecimento de voz, por exemplo –, pois ainda não conseguem visualizar claramente o que mais elas podem fazer além de tocar música e pedir informações.