Uso de cartão Empresarial registra alta de 45% em transações no Brasil em 2024, aponta Visa

Pagamento por aproximação em cartões corporativos cresceu 90% em comparação com 2023.

São Paulo, 19 de maio de 2025 – A Visa, líder global em pagamentos digitais, acaba de divulgar uma nova análise da Visa Consulting & Analytics (VCA), seu braço de consultoria, sobre o comportamento de uso de credencial Empresarial no Brasil. O levantamento abrangeu o período de janeiro a dezembro de 2024, em comparação com o mesmo intervalo de 2023, e revelou que as transações com cartões Empresarial – aqueles utilizados para movimentar o capital de giro das empresas – cresceram em torno de 45% no país.

Entre os principais destaques está o avanço significativo do pagamento por aproximação, que aumentou superior a 90% em relação ao ano anterior. O dado revela a forte adesão da tecnologia por parte das empresas brasileiras, que têm priorizado métodos mais ágeis e seguros na hora de pagar. As transações online também apresentaram crescimento expressivo, com alta de quase 60%, superando o avanço de quase 40% registrado nas transações presenciais com uso de senha ou chip.

“As empresas estão cada vez mais digitais, e isso se reflete na maneira como pagam. O crescimento expressivo dos pagamentos por aproximação e das compras online mostram uma mudança clara de comportamento. Na Visa, temos atuado ativamente para apoiar essa transformação, promovendo soluções e conhecimento para facilitar a digitalização dos negócios, em especial das pequenas e médias empresas. Um dos principais desafios ainda é a organização financeira, especialmente no que diz respeito à separação entre despesas pessoais e profissionais. Nossa atuação visa justamente apoiar as PMEs a superarem essas barreiras e a evoluírem em sua jornada de digitalização com mais eficiência, segurança e controle”, afirma Marcela Pinori, diretora executiva da Visa.

A análise também apontou um aumento de 40% nas transações internacionais realizadas com cartão Empresarial, puxado principalmente por compras de brasileiros em sites estrangeiros. O dado reforça a consolidação do comércio digital transfronteiriço e o uso de credenciais Visa em plataformas globais.

Em relação aos segmentos que mais se destacaram no uso de credencial Empresarial, os maiores crescimentos foram registrados nas compras de artigos digitais – como aplicativos, plataformas de música, filmes e livros –, com aumento de 140% no número de transações em relação a 2023. Em seguida, setores como transporte (táxis, transporte público, pedágios), com alta de 85%, e entretenimento (cinemas, teatros, atrações turísticas), com 80%, também apresentaram aumentos significativos. Os segmentos de comida e restaurantes cresceram 70% e 65%, respectivamente, reforçando a presença dos cartões em atividades ligadas à rotina operacional das empresas. Também houve avanço nas compras de equipamentos comerciais (55%) e em supermercados, que, além de registrarem crescimento de 55%, lideraram em representatividade entre os segmentos analisados. “Em alguns casos, percebe-se que pode haver uma mistura dos gastos de pessoa física com gastos corporativos, atrapalhando a gestão dos negócios e a organização financeira das empresas”, conta Marcela.

A análise foi conduzida pela equipe da Visa Consulting & Analytics com base nas transações realizadas por meio da VisaNet no Brasil entre janeiro e dezembro de 2024, comparadas ao mesmo período de 2023. O estudo considerou dados de cartões do portfólio Empresarial.

 

Sobre a Visa
A Visa (NYSE: V) é líder mundial em pagamentos digitais, facilitando transações entre consumidores, comerciantes, instituições financeiras e entidades governamentais em mais de 200 países e territórios. Nossa missão é conectar o mundo por meio da rede de pagamentos mais inovadora, conveniente, confiável e segura, permitindo que indivíduos, empresas e economias prosperem. Acreditamos que as economias que incluem todos em todos os lugares, elevam todos em todos os lugares e consideram o acesso fundamental para o futuro do movimento do dinheiro. Saiba mais em Visa.com


Você também pode estar interessado

Pagamentos digitais que impulsionam PMEs

Visa lança nova campanha criada pela VML Brasil.

Conheça como funciona o Fast Pass da Visa

Tendências que transformam a movimentação financeira

Tendências que vão redefinir o dinheiro.

Veja a expansão da identidade digital Visa

Segurança nos pagamentos corporativos 

Desafios da segurança de pagamentos digitais.

Conheça como a Visa garante segurança