Em fevereiro de 2017, Uber e Visa iniciaram um projeto para incluir o cartão de débito no leque das opções de pagamento no aplicativo. O objetivo era poder levar o serviço da empresa para mais brasileiros e incluir digitalmente pessoas que não tinham cartões de crédito ou que queriam usar uma solução a mais do que o dinheiro em papel. Hoje, pouco mais de um ano após o lançamento do projeto, os números mostram um crescimento vertiginoso do cartão de débito e uma queda na participação do dinheiro em papel. Mais de 550 mil portadores Visa cadastraram seu cartão de débito na plataforma. Entre eles, 72% das viagens foram pagas por um meio digital, sendo 50% por débito.
Para tornar isso possível, a Uber se uniu com a Visa e com emissores brasileiros para disponibilizar o débito de uma forma que fosse segura e que oferecesse uma excelente experiência de usabilidade, além de inclusão digital. Foi então implementada a tecnologia, tornando a Uber uma das primeira empresas no país a oferecer, em larga escala, pagamentos com débito sem maquininha, direto no app, sem necessidade de re-inclusão de senha a cada operação.
"Há um ano, a Uber começou a aceitar pagamento em dinheiro e viu o número de viagens aumentar principalmente nas periferias, em um fenômeno que, para mim, prova a capacidade da nossa plataforma de mudar a mobilidade das nossas cidades", diz Guilherme Telles, diretor-geral da Uber no Brasil. "A nossa expectativa é a de que esse processo continue, agora com parceiros como a Visa e com meios de pagamento mais modernos, como o débito online, tornando a Uber uma opção cada vez melhor para cada vez mais pessoas."