São Paulo, novembro de 2022 - A Visa, líder mundial em pagamentos digitais, e a Cybersource, empresa da Visa especializada em gerenciamento e segurança para pagamentos digitais, se uniram para melhor apoiar os emissores na aprovação das transações não presenciais. Juntas, as empresas reúnem informações relevantes do pagamento de ponta a ponta da cadeia, do estabelecimento comercial até o portador do cartão, e enriquecendo as transações de pagamento com essas informações do serviço de prevenção à fraude, permite aos emissores aumentar a assertividade da aprovação e diminuir as tentativas de fraude, sem nenhuma fricção na experiência.
Essa nova solução foi implementada em um projeto piloto junto ao Banco do Brasil e uma companhia aérea e os resultados provaram a eficácia da solução. Em dois meses, a mudança aumentou em sete pontos percentuais o número de transações aprovadas e, ao mesmo tempo, diminuiu as tentativas de fraudes em seis pontos percentuais.
Do lado da Cybersource, a nova funcionalidade utiliza as informações do Decision Manager, solução na qual mais de 260 variáveis são analisadas para cada transação de e-commerce. A ferramenta, customizável conforme critérios estabelecidos pelos clientes da Cybersource, possibilita otimizar o gerenciamento de fraude mediante a aceitação de mais pedidos genuínos e a redução dos custos operacionais. O Decision Manager avalia automaticamente o risco de cada pedido usando machine learning que, por sua vez, utiliza insights de bilhões de transações da Visa e da CyberSource processadas mundialmente, de forma customizada.
A Visa, por sua vez, disponibiliza essas informações do Decision Manager (que o emissor não tinha visibilidade) para auxiliar o emissor participante dos arranjos de pagamento da Visa na aprovação de cada transação. Além disso, a Visa ainda oferece outras soluções de segurança que ajudam ainda mais nessa tomada de decisão do lado do emissor. Um exemplo é o Visa Risk Manager, ferramentas que fornece controle e flexibilidade aos emissores na gestão de suas estratégias de risco. A solução oferece aos emissores uma plataforma online de gerenciamento de regras em tempo real para rejeitar solicitações de pagamento de alto risco, além de reportar compras suspeitas que precisem de investigação mais detalhada.
Para expandir essa nova funcionalidade, Cybersource e Visa estão em conversas com estabelecimentos comerciais e emissores para oferecer a solução e, com isso, enriquecer ainda mais os dados que passam pelo modelo.
“Quando se trata de combater fraudes, dados são o recurso mais valioso. A vasta rede global da Visa aliada a da Cybersource nos permitem dispor de mais dados, que são usados para reduzir fraudes. A questão não é só a quantidade, mas a qualidade desses dados e a forma como os utilizamos”, afirma Gustavo Carvalho, diretor executivo da Cybersource no Brasil. “Na maioria das vezes, os emissores não têm visibilidade de informações relevantes ao combate da fraude dos estabelecimentos comerciais. Por isso, nosso objetivo é conectar o Decision Manager diretamente à estratégia de risco dos emissores para aumentar a conversão de vendas e diminuir a quantidade de fraudes, garantindo a segurança e conveniência para empresas e consumidores”.
Nos últimos cinco anos, a Visa investiu mais de US$ 9 bilhões para reforçar a segurança cibernética e reduzir as fraudes. Além disso, graças a um investimento de US$ 500 milhões em IA e infraestrutura de dados, a Visa pode, por exemplo, oferecer mais de 60 funcionalidades de IA para automatizar grande parte do trabalho pesado realizado para detectar fraudes, um processo demorado e que muitos clientes ainda realizam manualmente. Em 2021, ao auxiliar na redução das transações legítimas declinadas por suspeita de fraude por parte dos clientes, usando as mais recentes técnicas de deep learning, a Visa conseguiu diminuir essas ocorrências em até 30%.
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