Tecnologia da Visa que otimiza troca de dados real-time entre comerciantes e emissores cresce nove vezes em seis meses

Solução pode melhorar a segurança e vem sendo impulsionada globalmente pela adoção de varejistas e credenciadores brasileiros relevantes como iFood, Bemobi e Cielo.

Em transações online, processos complexos de autorização de compras podem prejudicar a experiência do consumidor, impactando as taxas de aprovação e, por consequência, levando a perda de receitas. Para enfrentar esse desafio, a Visa, líder global em tecnologia de pagamentos, conta com o Visa Data Only (VDO) desde 2023. Essa tecnologia, que registrou crescimento de nove vezes em seis meses no período entre março e setembro de 2024 no Brasil, tem impactado a experiência de verificação de identidade no país.

Essa solução ajuda os emissores com informações originadas dos comércios eletrônicos de forma proativa, como endereço de IP, dados de identificação do dispositivo, se a compra está sendo feita pelo aplicativo ou navegador, além do score de risco da própria Visa. Essas informações adicionais possibilitam a verificação de identidade do portador do cartão de forma direta, assertiva e transparente no momento da autorização, aumentando os índices de aprovação de pagamentos. Atualmente, mais de 160 mil comércios brasileiros utilizam o VDO.

O Brasil tem se destacado no cenário global com a adoção dessa solução, e em 2024 figurou no top 5 dos mercados mais representativos. Esses números reforçam como a colaboração e troca de informações entre emissores e estabelecimentos comerciais em tempo real pode reduzir fricções na experiência de compra e otimizar a aprovação de pagamento.

“A simplificação na troca de dados que o Visa Data Only possibilita é mais um diferencial da nossa estratégia de serviços de valor agregado para entregar soluções de alto valor para nossos parceiros. Ao permitir que os emissores tomem decisões mais confiáveis baseada em dados, o VDO ainda pode atuar em conjunto com outras tecnologias, como soluções de gerenciamento automático de disputas e a proteção de credenciais através da tokenização. Melhorar a experiência de compra e trazer mais segurança é um excelente caminho para aumentar o índice de aprovação no varejo”, afirma Gustavo Carvalho, diretor executivo da Visa Acceptance Solutions.

iFood

Em agosto de 2024 o iFood ultrapassou a marca de 100 milhões de pedidos por mês, um crescimento de mais de 30% em relação ao mesmo mês de 2023. Entre as transações com credenciais Visa dentro do aplicativo, 25% passaram pela solução do Visa Data Only, o que gerou um aumento na taxa de aprovação das transações.

"A parceria com a Visa para a implementação do Visa Data Only tem sido um marco importante para nós iFood e para a evolução do protocolo de autenticação. Em agosto de 2024, atingimos a marca de 100 milhões de pedidos por mês e com essa tecnologia, conseguimos melhorar a experiência de compra dos nossos usuários em 25% dos pedidos que usaram um cartão Visa. Ao aumentar a taxa de aprovação das transações, estamos consolidando nosso compromisso com a inovação e segurança no setor de delivery. Isso demonstra como a colaboração com parceiros como a Visa nos permite continuar crescendo e oferecendo um serviço de alta qualidade” afirma Thais Redondo, diretora de Pagamentos do iFood Pago.

Cielo

A credenciadora brasileira utiliza a solução da Visa em seus links de pagamento para lojistas e empreendedores, o que favorece o aumento das transações em uma experiência de pagamento fluida e sem desafios. Entre os meses de outubro e dezembro de 2024, a Cielo identificou uma taxa de aprovação em 13 pontos percentuais em comparação às transações que não utilizam a solução da Visa.

“Somos parceiros da Visa por quase três décadas, sempre com soluções inovadoras e acompanhando as tendências e necessidades do mercado. Juntos, com tecnologias que melhoram a conversão e a segurança, oferecemos uma abordagem personalizada e automatizada dos dados, permitindo que os clientes potencializem suas conversões. Buscamos ajustar os critérios adequados para o tipo de comércio e o volume de tráfego esperado do cliente. Além dos resultados numéricos, notamos que os clientes que utilizam soluções de segurança e conversão demonstram maior satisfação e fidelidade” afirma Bruno Lino, Superintendente de E-commerce da Cielo.

Bemobi

Durante o último quadrimestre de 2024, a Bemobi, empresa que detém a operação de recargas das maiores operadoras de telefonia do Brasil, conseguiu alavancar após a implementação do VDO a sua taxa de aprovação em 13 pontos percentuais, mantendo-se acima de sua média histórica de aprovações em todos os meses em que utilizou a solução.

“Com a implementação da tecnologia, aprimoramos o processo de recarga e impulsionamos ainda mais a taxa de aprovação para nossos clientes, garantindo mais segurança e eficiência" diz Felipe Goldin, CTO/CPO da Bemobi. “Estamos entusiasmados com os resultados alcançados e seguimos comprometidos em oferecer soluções de pagamento inovadoras, proporcionando a melhor experiência possível ao consumidor final”, conclui.

 

Sobre a Visa
A Visa (NYSE: V) é líder mundial em pagamentos digitais, facilitando transações entre consumidores, comerciantes, instituições financeiras e entidades governamentais em mais de 200 países e territórios. Nossa missão é conectar o mundo por meio da rede de pagamentos mais inovadora, conveniente, confiável e segura, permitindo que indivíduos, empresas e economias prosperem. Acreditamos que as economias que incluem todos em todos os lugares, elevam todos em todos os lugares e consideram o acesso fundamental para o futuro do movimento do dinheiro. Saiba mais em Visa.com.

 


Você também pode estar interessado

Segurança de pagamentos 

Desafiando o ressurgimento das fraudes físicas e as novas ameaças digitais.

Conheça como a Visa garante segurança

Identidade digital

6 tendências que devem transformar a movimentação de dinheiro em 2025.

Veja a expansão da identidade digital Visa

Soluções Visa

Cada pequena empresa tem necessidades únicas. Nossas soluções estão prontas para ajudar.

Conheça as soluções digitais da Visa