Skip to content
Sala de Imprensa

56% dos gastos de brasileiros no exterior já são feitos pela internet


Mais da metade do volume de gastos dos brasileiros em estabelecimentos comerciais fora do Brasil já é feito pela internet, apontam dados da Visa Consulting & Analytics. Os gastos internacionais de brasileiros em 2018 já chegam a 56% no e-commerce. Os sites mais procurados ficam nos Estados Unidos e no Reino Unido, correspondendo a 43,1% e 12,9% do total, respectivamente. O país com maior crescimento de gastos foi a China, com um aumento de 133% na participação, em comparação com os primeiros seis meses de 2017.

De acordo com o levantamento, esses gastos ocorrem por 3 motivos principalmente: compras decorrentes de viagens (passagens aéreas, hotéis, aluguéis de carro); compras de bens digitais na internet (como, por exemplo, licenças de software ou pagamentos recorrentes em aplicativos); e em bens físicos tradicionais. Em alguns dos destinos, determinados tipos de gastos são significativamente maiores. Na Inglaterra, por exemplo, 43% dos gastos são relativos a viagens, diferente dos Estados Unidos, onde a maior parte das compras é feita em grandes marketplaces.

Embora a China seja o país com maior aumento na procura por brasileiros, o valor das compras ainda é muito menor quando comprado a outros países. Apesar do número de transações terem aumentado bastante (em 2017, era 1,8 milhão; agora são 2,2 milhões), o ticket médio das operações se mantém baixo (US$ 42 ou R$ 162).

Segundo Rodrigo Santoro, diretor executivo da Visa Consulting & Analytics, de forma geral, o ticket médio dos brasileiros em sites internacionais vem caindo nos últimos anos, o que não necessariamente é algo negativo, já que o volume de transações tem aumentado significativamente. “Isso acontece porque o consumidor começou a comprar itens de baixo valor em maior quantidade, de US$ 5 a US$ 10, o que antes ele não costumava fazer.Além disso, o aumento de gastos na internet mostra que o brasileiro está cada dia mais habituado – e vê vantagens – a usar o cartão no mundo online”, explica Santoro.

Confira mais dados do levantamento:

  • O ticket médio das compras realizadas em sites chineses é de R$ 52. Enquanto que o valor médio nos sites dos EUA gira em torno de R$ 93.
  • Os meses de janeiro e julho continuam sendo os de maior gasto fora do Brasil, mas, quando analisadas apenas as transações em e-commerce, a sazonalidade praticamente não existe.

Assuntos relacionados

Você também pode se interessar por:

Transações digitais

Brasileiro já realiza mais de 71 mil transações digitais por hora, segundo análise da Visa.
Saiba mais
Regina Botter

Viagens ao exterior

Vai fazer uma viagem internacional? Veja nossas dicas sobre como aproveitar melhor as vantagens do seu cartão.
Leia mais
Fernando Pantaleão

Produtos digitais

Principais desafios dos estabelecimentos comerciais eletrônicos que vendem produtos digitais hoje.
Confira