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Sala de imprensa

Ferramentas invisíveis que aumentam a segurança da compra no e-commerce

Por Mark Nelsen, Vice-presidente sênior de Produtos de Risco e Autenticação da Visa.


Você já parou para contar quantas senhas precisou criar na sua vida?Pela minha experiência, posso dizer que foram inúmeras, incontáveis. Com o avanço da tecnologia temos nos conectado a um número cada vez maior de dispositivos.E para cada um deles, uma nova senha é criada. A boa notícia é que o mercado já vem desenvolvendo alternativas para aqueles que, como eu, querem algo mais fácil que uma senha para autenticar suas transações e acesso aos apps favoritos.

É nesse ponto que adiciono também a  questão da segurança. Afinal, quanto mais conectados estamos, maior é  a vulnerabilidade diante dos hackers. O setor de meios eletrônicos de pagamento, com o qual lidamos diariamente, é mais um dos que podem ser alvos. Desta forma, trabalhamos para  desenvolver novas tecnologias, mais rápidas e seguras, para os consumidores finais. Nos próximos cinco anos, esperamos ver mais mudanças nesse mercado do que nas últimas cinco décadas. Porém, toda essa evolução precisa levar em conta  dois fatores que estão profundamente relacionados: a busca pela segurança nas transações sem prejudicar a experiência do usuário.

Para isso, a autenticação dependerá cada vez mais de algo que você é (biometria física) ou do que você faz (biometria comportamental). Sim, impressões digitais, selfies ou padrões de navegação e de manipulação dos dispositivos deverão ser suficientes para fazer a mensagem “compra autorizada” surgir nos checkouts do e-commerce. Essas são algumas das ferramentas invisíveis que aumentam, de forma assertiva, a segurança e a conveniência na compra, tanto para o consumidor quanto para os emissores dos cartões de pagamento, e para os estabelecimentos comerciais.

A tendência é unir essas múltiplas biometrias de forma gradativa para evitar as fraudes e oferecer uma melhor experiência ao consumidor, ajudando-o a usá-las da forma correta. O protocolo 3D Secure, utilizado pela Visa, oferece uma proteção a mais por meio das análises de dados contextuais do estabelecimento comercial, solicitando que o portador do cartão confirme a sua identidade apenas em transações de alto risco. Assim, todos saem ganhando, pois receberão as informações necessárias para uma aprovação segura daquela compra.

Na Visa, a segurança é a base para a inovação. Na medida que desenvolvemos novas formas de pagar com dispositivos, aplicativos e wearables, a segurança não pode ser uma reflexão tardia. Nenhum produto ou serviço pode ter sucesso em escala sem confiança. Implementamos uma abordagem de segurança em várias camadas e nossa política prevê proteção a dados sensíveis, prevenção de fraudes por análise avançada e empoderamento do consumidor, além de tornar inúteis os dados que possam ser roubados.

As parcerias com Neon, Cardinal Commerce e muitas outras empresas vêm para ajudar a batalha contra as fraudes no comércio digital e, também, para acelerar a inovação. Vale lembrar que cada cliente final tem diferentes preferências, hábitos e atitudes culturais. Com a ampliação dessa gama de tecnologias de autenticação, podemos alcançar as necessidades e as capacidades dos inúmeros mercados e nos mais diversos setores. E da melhor forma: com segurança e comodidade.

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