Visa inaugura Innovation Studio em São Paulo

Espaço será referência e protagonista na condução da revolução das novas tecnologias de pagamento no Brasil

O Visa Brasil Innovation Studio abre suas portas em São Paulo, como parte do plano global de inovação da Visa. A iniciativa tem como proposta trabalhar em conjunto com importantes players do mercado brasileiro para cocriar o futuro das soluções de pagamento, aproximar-se dos clientes e expor os ativos da Visa. O espaço atenderá aos emissores de cartão, credenciadoras, comércios, fintechs e startups e será um local de trabalho colaborativo, prático e dinâmico.

O Estúdio expande o sucesso do Miami Innovation Center, instalação inaugurada em junho de 2016 e que funciona como um hub para a região da América Latina. O Visa Brasil Innovation Studio será o primeiro ponto de contato da Visa com desenvolvedores e parceiros brasileiros. “Estamos criando uma rede. Esse espaço representa uma continuação do esforço e jornada da Visa, e permitirá que nossos clientes locais participem de um grupo global de inovação para cocriar a próxima geração de aplicativos de pagamento e do comércio”, diz Eduardo Coello, Presidente da Visa Inc. para a América Latina e Caribe.

A Visa está revolucionando a indústria global de meios eletrônicos de pagamento e esse espaço no Brasil vem para solidificar e fortalecer a liderança da empresa na região. “Estamos no meio de uma grande mudança de paradigmas. Com a migração do cartão de plástico para a internet das coisas, o desenvolvimento dos pagamentos móveis, e a entrada de novas empresas no tradicional grupo de players do setor de pagamentos, a Visa assume o compromisso de protagonizar e potencializar essa revolução e de garantir que todas essas novidades sejam eficazes e seguras”, afirma Percival Jatobá, Vice-presidente de produtos da Visa do Brasil

No Brasil, esse espaço inovador está totalmente atrelado à abordagem de design thinking – conjunto de métodos e processos que busca solucionar desafios de forma colaborativa e mais humana, na qual todos os envolvidos são colocados no centro de desenvolvimento do produto. Os parceiros terão acesso a APIs (interfaces de programação de aplicativos) e SDKs (kits de desenvolvimento de software) da Visa por meio do Visa Developer Program – que transforma a maior rede de pagamento do mundo em uma plataforma aberta para desenvolvedores de softwares e aplicativos.

O país foi escolhido para sediar um Innovation Studio por seu potencial de crescimento e ambiente diverso e pujante de startups, e também porque os brasileiros são conhecidos como early adopters de tecnologias. Nos últimos meses, a Visa lançou algumas tecnologias pioneiras, como a tokenização e os vestíveis (wearables) – o relógio Swatch Bellamy, a pulseira Bradesco Visa e o anel de pagamento Visa, além do cartão Riocard Duo, que traz dupla funcionalidade, para transporte e pré-pago.

Para Percival, o Visa Brasil Innovation Studio é um marco dentro da empresa por simbolizar o início de uma nova era. “Temos convicção de que, ao aliar a criatividade dos empreendedores e desenvolvedores brasileiros com a expertise e a inovação gerados pela Visa, grandes negócios e novas parcerias surgirão no País. Vamos elevar o nível do setor de pagamentos no Brasil”, diz o executivo.

Foco no Consumidor

Fernando Teles, anunciado recentemente como o novo diretor geral da Visa do Brasil, acredita que o Innovation Studio acelerará a criação de novas experiências comerciais, além de apoiar os consumidores que, cada vez mais, fazem uso de dispositivos conectados para comprar, pagar e receber pagamentos. “Nosso Estúdio tem a missão clara de inspirar nossos clientes e parceiros com uma combinação de novas tecnologias que vão ao encontro das necessidades presentes e futuras do consumidor. Como líder em tecnologia de pagamentos, é imperativo que habilitemos nossos clientes a atender a demanda dos consumidores, e os ajudemos a acompanhar a velocidade da inovação no comércio digital”, diz o executivo.