Ainda não temos o poder de antecipar o que está por vir, mas, como disse Peter Drucker, a melhor forma de prever o futuro é criá-lo. A futurista Daniela Klaiman reforçou essa máxima durante o Visa Merchant Summit, encontro que debateu, em São Paulo, como a tecnologia influencia o comportamento humano, transforma os hábitos de consumo e revoluciona o varejo mundial. Durante sua apresentação, ela destacou mudanças de mentalidade que, juntas, já impactam o presente e devem moldar o futuro de pessoas e das organizações.
Daniela é formada em Tecnologia, Futurismo e Empreendedorismo pelo TIP (Transdiciplinary Innovation Program) da Universidade de Jerusalém, além de pós-graduada em Coolhunting & Trends pela Universidade de Barcelona. É consultora e cofundadora de duas startups – Unpark, uma espécie de Airbnb de vagas de estacionamento, e WinWin, plataforma de mídia em realidade aumentada. Ela traz importantes insights que podem nos guiar no médio prazo, ajudando a expandir nosso entendimento de presente e de futuro. Confira a entrevista.