Teles 2016 vs. Teles 2018
Esse mês, completo dois anos como country manager da Visa do Brasil e muita coisa aconteceu nesse espaço de tempo. Conseguimos protagonizar inovações junto com emissores, credenciadores, parceiros e estabelecimentos comerciais e provocar mudanças importantes dentro da indústria de meios de pagamento.
Para celebrar a data, fui desafiado a rever algumas entrevistas que dei no começo do trabalho com o time Visa, lá em 2016. E achei o exercício uma excelente forma de exemplificar como a Visa tem se posicionado de forma diferente. Desde que nos aproximamos das startups, aprendemos bastante e incorporamos um novo mindset corporativo. Perdemos o medo da mudança; quando erramos, fazemos de forma mais rápida; lançamos inovações com mais agilidade e no formato de MVP (minumum viable product); e sempre focados em soluções centradas no ser humano.
Dá uma olhada nas diferenças das respostas do Teles de 2016 e 2018:
Qual o seu principal objetivo nesse novo cargo?
2016: Quero estabelecer uma verdadeira parceria com nossos clientes ao mesmo tempo que os ajudamos a melhorar seus negócios.
2018: Nosso compromisso continua o mesmo. Acho que, ao longo desses 2 anos, ficou mais claro que a melhor forma de ajudá-los a melhorar seus negócios é pensando em como ajudar seus consumidores. E é isso que temos trabalhado nas nossas sessões de cocriação. Entendemos que ao desenvolver soluções que atendam as necessidades dos clientes dos meus clientes, conseguimos mostrar nosso valor e impulsionar seu crescimento. Além disso, incluiria também as startups como nossos clientes potenciais. Criamos uma área dentro da Visa que chamamos de Novos Negócios para atender especialmente as fintechs e, em um ano e meio, essa área já triplicou de tamanho em número de clientes.
Quais as 3 principais prioridades da Visa do Brasil?
2016: Temos muito o que fazer no Brasil, um mercado muito desafiador, mas as prioridades chave, eu diria que são: crescer a torta, melhorar o negócio dos nossos clientes e foco no desenvolvimento dos nossos talentos.
2018: Acho que incluiria uma nova prioridade: combater o dinheiro em papel. No Brasil, apenas 34% dos pagamentos, segundo dados da Abecs, são realizados com cartão. Existe todo um oceano azul de oportunidades e percebemos que nosso grande concorrente na verdade continua sendo o dinheiro em espécie. Mostrar os benefícios do pagamento eletrônico tem sido uma das nossas principais prioridades. Por isso, lançamos programas como o Cidades do Futuro, série de iniciativas voltadas à potencialização dos benefícios do pagamento eletrônico, tais como mais segurança, maior formalização da economia, eficiência e conveniência em cidades onde predomina a presença do pagamento em dinheiro em papel.
Qual o seu principal objetivo nesse novo cargo?
2016: Quero estabelecer uma verdadeira parceria com nossos clientes ao mesmo tempo que os ajudamos a melhorar seus negócios.
2018: Nosso compromisso continua o mesmo. Acho que, ao longo desses 2 anos, ficou mais claro que a melhor forma de ajudá-los a melhorar seus negócios é pensando em como ajudar seus consumidores. E é isso que temos trabalhado nas nossas sessões de cocriação. Entendemos que ao desenvolver soluções que atendam as necessidades dos clientes dos meus clientes, conseguimos mostrar nosso valor e impulsionar seu crescimento. Além disso, incluiria também as startups como nossos clientes potenciais. Criamos uma área dentro da Visa que chamamos de Novos Negócios para atender especialmente as fintechs e, em um ano e meio, essa área já triplicou de tamanho em número de clientes.
Quais as 3 principais prioridades da Visa do Brasil?
2016: Temos muito o que fazer no Brasil, um mercado muito desafiador, mas as prioridades chave, eu diria que são: crescer a torta, melhorar o negócio dos nossos clientes e foco no desenvolvimento dos nossos talentos.
2018: Acho que incluiria uma nova prioridade: combater o dinheiro em papel. No Brasil, apenas 34% dos pagamentos, segundo dados da Abecs, são realizados com cartão. Existe todo um oceano azul de oportunidades e percebemos que nosso grande concorrente na verdade continua sendo o dinheiro em espécie. Mostrar os benefícios do pagamento eletrônico tem sido uma das nossas principais prioridades. Por isso, lançamos programas como o Cidades do Futuro, série de iniciativas voltadas à potencialização dos benefícios do pagamento eletrônico, tais como mais segurança, maior formalização da economia, eficiência e conveniência em cidades onde predomina a presença do pagamento em dinheiro em papel.
Pessoas, o maior ativo da empresa. Quais as práticas para apoiar o desenvolvimento, valorizar e reter talentos e despertar o orgulho de pertencer?
2016: São as pessoas que fazem acontecer e a empresa é extremamente focada nisso. Um dos nossos valores é ser a employer of choice, ser a escolha das pessoas. Existe uma preocupação genuína com os colaboradores, com o ambiente de trabalho, com quem viaja no dia a dia. Se as pessoas não estão felizes, dificilmente vão conseguir um relacionamento saudável com os clientes. A preocupação é buscar o bem-estar, o desenvolvimento, a troca e o crescimento, fornecendo muitas ferramentas.
2018: Acho que consigo falar agora sobre esse assunto com muito mais propriedade. Tenho muito orgulho de termos conquistado o Prêmio de Melhores Empresas para Trabalhar por dois anos consecutivos após essa primeira entrevista em 2016, resultado de algumas iniciativas que colocamos em prática. Acho que muita coisa começou após determinarmos as metas compartilhadas, assegurando assim que todos tenham objetivos em comum. Com isso, conseguimos gerar um riqueza incomensurável de troca de experiência entre executivos das mais diversas áreas. Hoje, vemos em um único grupo de trabalho uma mescla de conhecimento e de experiências extremamente ricas das mais diferentes áreas, como adquirência, finanças, comunicação, varejo, segurança, entre outras.
Outra prática que tem ajudado no desenvolvimento profissional do nosso time foi a aproximação com as startups. Estimulamos que todos os funcionários, independente de cargo ou área, ofereça mentorias aos empreendedores digitais acelerados pelo Programa da Visa. E desse relacionamento, é possível perceber uma mudança de cultura, de paradigma e de visão de mercado extremamente saudável para todos os envolvidos.
Como define seu estilo de liderança?
2016: Trabalho firmemente em busca de resultados, sempre de olho no que for melhor para a empresa e seus clientes.
2018: Continuo o mesmo.
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