
Proteja seu negócio contra fraudes
Mantenha suas transações em segurança.
Guia de aceitação de cartões Visa²Prevenção de fraude
-
Insira o cartão em um dispositivo de leitura de chip, passe o cartão em um leitor de faixa magnética, ou aproxime o cartão de um terminal Contactless Visa payWave para solicitar a autorização da transação.
Nota: Se um dispositivo de leitura de chip está disponível, a preferência deve ser sempre dada ao processamento de cartão com chip. O cartão deve permanecer no terminal POS até que a transação seja completada.
-
Enquanto a transação é processada, confira as características únicas de design do cartão e seus elementos de segurança, se possível. Verifique se o cartão é válido e se não o mesmo não foi alterado de alguma forma.
-
Adquira a autorização e, caso solicitado, obtenha a assinatura do portador do cartão no comprovante da transação.
-
Consulte os seus procedimentos comerciais e reaja da maneira adequada.
-
Compare o nome, os quatro últimos dígitos do número da conta e a assinatura no cartão com aqueles no comprovante da transação.
-
Autorize com cuidado cada transação incluindo a data de validade do cartão em cada pedido.
- Uma data de expiração inválida ou ausente pode significar que o cliente não tem o cartão real em mãos.
- Pergunte o nome do banco emissor do cartão.
- Entre em contato com o titular do cartão em caso de dúvidas.
- Confirme a encomenda separadamente através do envio de uma nota para o endereço de faturamento do cliente.
-
- Cliente pela primeira vez
- Pedido maior que o normal
- Pedido que inclui várias unidades do mesmo item
- Pedido com muitos itens de alto valor
- Pressa para a entrega
- Envio para endereço internacional
- Transações com números de conta semelhantes
- Transações realizadas com o uso de vários cartões, todas para um mesmo endereço
- Várias transações em um cartão dentro de um curto período
- Várias transações em um cartão com um único endereço de cobrança e entregas para vários endereços
- Vários cartões utilizados a partir de um único endereço IP
- Pedidos de endereços de Internet que fazem uso de serviços gratuitos de e-mail

Terminais compatíveis com Visa Chip
Um código exclusivo de autorização em tempo real protege as transações realizadas com cartões Visa Chip.

Verified by Visa
O portador de cartão insere uma senha para verificar sua identidade, a qual é confirmada pelo emissor do cartão em tempo real.

Address Verification Service (AVS)
Confira o endereço de cobrança com o emissor de cartão.

Card Verification Value 2 (CVV2)
Um número de três dígitos exclusivo, impresso atrás de cada cartão Visa.

Cybersource
Serviços para o processamento de pagamentos online, que simplifica o gerenciamento, a identificação de fraudes e a segurança do pagamento.
*Conteúdo disponível apenas em inglês.
-
Os estabelecimneots comerciais devem estabelecer procedimentos para reagir a transações suspeitas. Sua equipe de vendas deve estar familiarizada com estes procedimentos e receber treinamento regular sobre eles.
Estabelecimentos comerciais que vendem presencialmente
Se a sua equipe de vendas suspeita de fraude, ela deve seguir os procedimentos estabelecidos, que pode incluir a solicitação de informações de identificação de acordo com a seguinte regra:
Um estabelecimento pode pedir a identificação do portador do cartão num ambiente cara a cara. Se o nome presente no documento de identificação (CPF, RG ou CNH) não coincidir com o nome no cartão, o estabelecimento pode decidir se aceita ou não o cartão. Se o portador do cartão não tem ou não está disposto a apresentar um documento de identificação do portador do cartão, o comerciante deve honrar a compra.
-
Em caso de suspeita em transações realizadas por telefone ou e-mail, o estabelecimento comercial deve:
- Pedir informações adicionais ao cliente: Por exemplo, pedir o número de telefone e ligar de volta mais tarde. Alguns estabelecimentos costumam pedir o nome do banco emissor do cartão.
- Confirmar o pedido com o cliente de forma separada: Envie uma nota para endereço de faturamento do cliente, em vez do endereço de entrega.
- Ao solicitar informações adicionais para verificar os pedidos, os funcionários encarregados das ligações devem usar um tom de conversa, de modo a não despertar suspeitas. Se um cliente desconfiar ou perguntar por que as informações são necessárias, os funcionários devem dizem que estão tentando proteger os portadores de cartão contra fraudes.
-
Para operações suspeitas, os estabelecimentos comerciais de e-commerce (comércios eletrônicos) devem estabelecer procedimentos eficazes para a verificação da autenticidade do portador do cartão e/ou de suas informações. Entrar em contato com os clientes não só reduz o risco de fraude, mas também constrói a confiança e fidelização dos clientes. Os seus procedimentos de verificação serão benéficos por duas razões: identificará fraudes e deixará os clientes legítimos com uma impressão positiva da sua empresa.
- Use a assistência de diretório ou ferramentas de busca na Internet para encontrar o número de telefone do portador do cartão. Não use o número de telefone informado no caso de transação suspeita.
- Confirme a transação, solucione quaisquer discrepâncias e deixe que o portador do cartão saiba que você está realizando essa confirmação como uma proteção contra fraudes.