Perguntas frequentes - Visa Direct

Visa Direct é uma solução da rede VisaNet, que permite o processamento seguro e conveniente de pagamentos e transferências em tempo real¹ diretamente para contas atreladas a Cartões de Crédito e Débito Visa. Com Visa Direct, empresas podem explorar diversos recursos, como pagamentos entre pessoas (P2P), pagamento de contas ou transferências internacionais diretamente para um cartão elegível.

A expectativa crescente de ter acesso imediato ao dinheiro está mudando a maneira como consumidores, comerciantes, corporações, instituições financeiras e governos enviam e recebem pagamentos.

Em 2017, 56% das transações levaram entre 2 e 14 dias para seus destinatários terem acesso ao saldo. Isso cria uma oportunidade de inovar com novas soluções de pagamento e transferência instantânea. Na América do Norte, por exemplo, a oportunidade em pagamentos em tempo real representa US$ 18,5 trilhões em volume de pagamento endereçável. Somente para transferências, em apenas quatro anos, entre 2014 e 2018, o volume total de dólares aumentou 48%, e agora chega a aproximadamente US$ 12,5 trilhões anualmente. Globalmente, as transferências representam uma oportunidade de US$ 80 trilhões.2

Os clientes Visa Direct podem usar transações de financiamento de conta (AFTs) para receber valores de uma conta elegível (semelhante às transações clássicas de compras com cartão de débito ou crédito) ou usar transações de crédito originais (OCTs) para transferir valores para uma conta elegível atrelada a um cartão de débito, múltiplo ou pré-pago. Abaixo estão dois exemplos específicos:

Transações entre pessoas (P2P):

  • Em transações entre pessoas, o dinheiro é retirado da conta do remetente usando uma transação de financiamento de conta (AFT) e depois enviado para a conta do destinatário usando uma transação de crédito original (OCT).

Transferências: podem ser realizadas, por exemplo, entre empresas e consumidores (B2C), pagamentos entre pequenas empresas (B2B) ou pagamentos de benefícios diversos, entre governos e consumidores (G2C).

  • Essas transferências ocorrem quando uma empresa/instituição governamental (remetente) envia dinheiro para o cartão de débito ou pré-pago do titular do cartão usando uma OCT. A fonte de financiamento é o negócio/empresa que originou a transação.

A transação de crédito original (OCT) é uma transação VisaNet que pode ser usada para enviar ou "fazer o push" de valores para uma conta qualificada atrelada a um cartão, resultando em um crédito na conta do titular do cartão.

A transação de financiamento de conta (AFT) é uma transação da VisaNet usada para retirar fundos de uma credencial de pagamento para financiar uma OCT "push" para uma conta diferente, que pode ser a conta do titular do cartão ou de outra pessoa.

Como líder global no mercado de meios de pagamento, a Visa pode tirar proveito exclusivo de sua rede existente de instituições financeiras, estabelecimentos comerciais e contas Visa em todo o mundo para ajudar seus clientes a oferecer soluções seguras, convenientes e econômicas de transferência de dinheiro. Como o Visa Direct utiliza a infraestrutura de rede de pagamento existente da Visa, a plataforma é altamente econômica, segura e escalável para os mercados em todo o mundo.

As empresas (originadores) devem se conectar à Visa por meio de um provedor de serviço de pagamento, processador ou adquirente.

  • As implementações e o cronograma variam de acordo com cada cliente e seu nível de capacidade e recursos técnicos.

  • Cada programa Visa Direct deve ter um adquirente processador habilitado. A primeira etapa de qualquer programa Visa Direct é estabelecer um relacionamento com um adquirente processador Visa, que patrocinará o programa e fornecerá os BINs.

Para provedores de serviço de pagamento, processadores ou adquirentes (fornecedores de soluções) que estão se integrando à Visa, o processo pode incluir o gerenciamento dos elementos a seguir.

  • UX/UI: conformidade com padrões PCI, Portal White Label e suporte a alertas e/ou notificações para clientes.

  • Gerenciamento de riscos e segurança: autenticação de usuário, KYC (conheça seu cliente), captura de preferências de pagamento, armazenamento de cartões e criação de tokens.

  • Atendimento ao cliente: processos para lidar com consultas ou disputas de clientes.

  • Operações: processos para executar o gerenciamento de exceções e a integração da API para enviar as instruções de pagamento aos provedores de serviço de pagamento, processadores ou adquirentes.

  • Tesouraria e finanças: atualização de sistemas para garantir que haja fundos suficientes disponíveis para liquidação com a Visa. Isso inclui o gerenciamento de relatórios financeiros e o financiamento de contas de liquidação.

  • Além da conectividade técnica entre o cliente e seu provedor de serviço de pagamento e o adquirente, existe um processo de integração padronizado para todos os novos programas. Se novos BINs ou programas precisarem ser incluídos, pode ser necessária alguma configuração técnica adicional.

Os programas desenvolvidos com Visa Direct precisam ser aprovados pela Visa antes de serem lançados. Adquirentes precisam receber a aprovação após completarem o Formulário Informativo sobre Programas Visa Direct (FIP). O FIP detalha o escopo da proposta que originou o programa e os controles relacionados, incluindo informações como BIN, parâmetros domésticos e internacionais, processadora e demais empresas terceirizadas, etc. A aprovação do FIP é obrigatória para o lançamento e a distribuição de quaisquer atualizações ou mudanças em programas Visa Direct já existentes.

1 A disponibilidade de fundos em tempo real varia de acordo com a instituição financeira e a região. A Visa exige que os emissores com recursos de fundos rápidos disponibilizem fundos para os portadores de cartão recebedores em até 30 minutos após a aprovação da transação. Consulte seu representante da Visa e o Guia Global de Implementação da Transação de Crédito Original do Visa Direct para obter mais informações.

2 Os estudos de casos são apenas para fins ilustrativos. Os fornecedores dos programas são responsáveis pela conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.

3 A capacidade de enviar transações internacionais depende de vários fatores, inclusive se o emissor recebedor aceita transações internacionais. Consulte seu representante da Visa para maiores informações sobre disponibilidade.

4 As informações sobre os fornecedores de soluções listados são disponibilizadas como conveniência e apenas para fins informativos, podem não incluir todos os fornecedores de soluções do Visa Direct e são baseadas nas informações enviadas pelos fornecedores de soluções. A Visa não se responsabiliza pela precisão destas informações. Todos os logotipos e nomes de marca são de propriedade dos seus respectivos proprietários, e são usados apenas para fins de identificação e não implicam endosso do produto.