Como a Visa irá utilizar a sua rede de pagamentos para estimular a doação no Brasil
Em um mundo de pessoas cada vez mais engajadas, o marketing de causa vem ganhando espaço nas empresas e nas escolhas dos consumidores. A receita é estabelecer uma conexão entre a missão da empresa e causas relevantes para as pessoas. O resultado é um ganha-ganha: as causas e instituições alcançam mais visibilidade, o que ajuda na captação de recursos e no apoio às ideias que defendem; e as empresas agregam mais valor à sua marca, incentivando o uso de seus produtos e serviços.
Em uma pesquisa realizada pela Visa, entendemos que a consciência coletiva faz parte do novo perfil de consumidor. Ele não é mais “apenas” um consumidor. As pessoas têm mais voz, estão atentas e querem fazer algo pela sociedade. Foi a partir desse insight que criamos o “Causas Visa”, programa que vem ao encontro da nossa missão - que é conectar o mundo por meio da nossa rede de pagamentos digital e promover a prosperidade de indivíduos, empresas e economias.
Estamos entregando para a sociedade brasileira o que pode se tornar um dos maiores programas de doações no País, com potencial de R$ 60 milhões*, segundo dados do Banco Central. A proposta do “Causas Visa” é simples: para cada pagamento realizado com um cartão Visa (ou qualquer outro dispositivo) emitido no Brasil cadastrado no programa, doaremos um centavo para a causa ou instituição de escolha do consumidor. Obviamente esse número só é factível se todos entenderem que um pão de queijo na padaria, um cafezinho, ou qualquer compra, independente do valor, podem valer muito mais ao serem pagas com Visa, ao invés de dinheiro. Simples assim.
Entendemos que as pessoas têm a intenção de fazer o bem, mas muitas vezes param nas barreiras de disponibilidade de tempo, dinheiro ou confiança para efetivamente contribuírem para alguma causa. Por isso a Visa está numa posição especial. Não pediremos que as pessoas comprem nada que já não comprariam. Apenas que paguem com Visa em substituição ao dinheiro. Com isso, o programa se torna sustentável e todos saem ganhando. Esse é o conceito moderno de Marketing de Causas: ser sustentável, para que não termine apenas em uma promoção com prazo limitado. O Causas Visa terá uma duração de 12 meses, podendo ser prorrogado.
Sabemos que para garantir o engajamento em um programa como esse, não basta a boa intenção. As pessoas precisam se identificar com a causa a ser ajudada. Para chegar às cinco causas escolhidas – animais, crianças, idosos, saúde e educação e capacitação - levamos em conta os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU, além de pesquisas sobre os temas que mais sensibilizam e engajam os brasileiros. A partir daí, selecionamos 17 instituições que atendem a critérios de idoneidade, gestão e transparência, inspirados no Selo Doar.
Esse é o meu gancho para falar sobre outro fator importante: a transparência, que é fundamental no engajamento das pessoas com causas sociais. Para atender a essa expectativa, as pessoas poderão acompanhar as doações no site do programa, por meio de uma prestação de contas. E para assegurar que estamos trilhando o caminho certo e entregar toda a segurança aos consumidores, também envolvemos um time de especialistas e consultorias independentes no assunto para criar, desenvolver e implementar o Causas Visa.
O “Causas Visa” representa o que acreditamos. Estamos no início de uma longa jornada e esperamos que o programa inspire pessoas e nossos clientes e parceiros, como emissores, estabelecimentos comerciais e credenciadores a se juntarem ao movimento. Sabemos que é preciso muito mais para melhorar o mundo, mas somos todos parte de uma grande engrenagem e juntos podemos fazer a diferença pelo Brasil.
*segundo dados do Banco Central, 6 bilhões de transações financeiras foram feitas com cartões Visa em 2016.
Assista o vídeo da campanha
Você também pode estar interessado