Tecnologia de chip da Visa protege mais de 90% do volume de pagamentos presenciais na América Latina e no Caribe

Visa atinge a marca de 375 milhões de cartões de chip na região e abre caminho para os pagamentos sem contato

A Visa anunciou que atingiu a marca de 375 milhões de cartões de chip em circulação na América Latina e no Caribe. Isso significa que 83% dos 454 milhões de cartões existentes na região já usam a tecnologia de chip da Visa, respondendo por mais de 90% do volume de pagamentos realizados pessoalmente. Esse número confirma o esforço contínuo para melhorar a segurança do ecossistema de pagamento da região e demonstra a ampla aceitação do cartão de chip como a solução de segurança ideal para a prevenção de fraudes.

"A adoção na emissão e no uso de cartões de chip tem sido muito positiva. O futuro dos pagamentos depende de uma maior segurança e estamos trabalhando com os nossos emissores e os estabelecimentos comerciais credenciados da região para trazer mais opções de pagamento seguras aos consumidores", disse Fernando Méndez, vice-presidente de Transformação Digital da Visa para a América Latina e o Caribe. "Com o crescimento contínuo dos cartões com chip, estamos muito bem encaminhados para o próximo nível de segurança em pagamento, beneficiando consumidores, empresas e instituições emissoras", disse o executivo da Visa.

Mão segurando um cartão Visa azul, com uma xícara de café ao fundo

Os cartões com chip protegem os usuários contra as fraudes com cartões falsificados. A Visa trabalha continuamente para aperfeiçoar seus produtos e serviços com o intuito de melhorar a experiência do portador de cartão e aumentar a segurança dos pagamentos eletrônicos.

Além disso, a tecnologia de chip é o primeiro passo em uma série de soluções de segurança inovadoras desta era digital hiperconectada – uma era em que o uso de novos dispositivos de pagamento cresce de forma muito rápida. O chip evoluiu para dar suporte a transações sem contato e viabilizar o lançamento de novas soluções como Apple Pay, Samsung Pay, Android Pay e Google Pay ou simplesmente a implementação dos cartões de pagamento sem contato, tecnologia que desponta como uma tendência em crescimento na região. O objetivo da Visa é garantir que as transações do consumidor sejam rápidas, simples, seguras e sem atrito, qualquer que seja o meio de pagamento escolhido pelo usuário, sua localização ou dispositivo preferido.

Os cartões com chip geram um código único, válido para uma só transação, sempre que são usados em um estabelecimento comercial ou em um terminal compatível com a tecnologia de chip, oferecendo uma camada extra de segurança. É praticamente impossível para um cartão falsificado duplicar essa funcionalidade, o que ajuda a reduzir as compras fraudulentas com cartões falsificados nos comércios. A Visa apoia a adoção dessa tecnologia para proporcionar mais segurança e conveniência aos estabelecimentos comerciais e aos consumidores.

A segurança é a base da inovação na Visa, empresa global de tecnologia de pagamento comprometida em se manter como uma das formas mais seguras e confiáveis de pagar e de receber pagamentos. Quando os consumidores usam cartões de chip, recebem mais proteção contra as transações fraudulentas realizadas com cartões falsificados e contam com uma camada adicional de segurança. O avanço que possibilitou a conquista da marca de 375 milhões de cartões de chip em circulação na América Latina e no Caribe demonstra a magnitude do trabalho desenvolvido para agregar ainda mais segurança aos pagamentos na região.


Você também pode estar interessado

Taxas de aprovação em compras online

Compras online

Brasil tem menor índice de aprovação em compras online.

Veja os dados do Brasil

infografia paises

Turismo

Saiba quais turistas mais consomem no Brasil.

Descubra o perfil dos turistas

Fotografia de Fernando Teles, country manager da Visa do Brasil

Inovações

Saiba como a Visa mudou a forma de se relacionar interna e externamente.

Veja a estratégia da Visa