Os desafios e as necessidades das pequenas e médias empresas (PMEs) latino-americanas no mundo pós-Covid mudaram claramente e, agora, a aceitação digital é fundamental para ajudá-las a administrar bem o negócio. Um novo estudo da Visa realizado pela Americas Market Intelligence na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru revela que, embora a suspensão das atividades não essenciais por conta da Covid-19 tenham catalisado a aceitação de pagamentos digitais – especialmente entre as micro e pequenas empresas –, 53% ou 21 milhões de PMEs formais estabelecidas nesses países ainda não aceitam pagamentos eletrônicos; além disso, mais de 53% dos estabelecimentos comerciais continuam operando na informalidade. Entretanto, o estudo destaca que, dado o aumento da penetração tecnológica e dos celulares na região, existe uma grande oportunidade para atingir e digitalizar por completo esse segmento por meio de soluções de aceitação simples, flexíveis e de baixo custo, como Tap to Phone, QR Code, tecnologia de pagamento por aproximação e plataformas de mídia social.
O estudo indica que a aceitação das microempresas foi a mais afetada pela Covid-19. De fato, 80% das empresas que começaram a aceitar pagamentos eletrônicos durante a pandemia eram micro e pequenas empresas. QR Code (32%), e-commerce (30%) e pagamentos por aproximação (29%) foram os métodos de aceitação adotados com mais rapidez pela primeira vez por essas pequenas empresas durante a pandemia.
“Nosso novo estudo revela o quanto acelerar a implementação de soluções econômicas e acessíveis de aceitação digital é fundamental para a expansão do crescimento econômico inclusivo das PMEs na região. A aceitação de pagamentos digitais traz uma proposta de valor superior e real, decorrente do aumento das vendas e do consumo, da melhora na gestão da empresa, da facilidade de acesso a serviços financeiros e de maior segurança – tudo em sintonia com as demandas das PMEs nestes tempos pós-Covid”, diz Xiko da Rocha Campos, vice-presidente sênior e head de Vendas e Soluções Comerciais da Visa para a América Latina e Caribe. “A pandemia acelerou a adoção de QR Code, da tecnologia de pagamento por aproximação e de outros canais de aceitação novos por parte das PMEs, mas ainda existe uma oportunidade imensa para o ecossistema de pagamentos atingir os 74 milhões de estabelecimentos comerciais formais e informais cujas necessidades não são supridas hoje ou que não aceitam pagamentos eletrônicos.”
A aceitação de pagamentos digitais gera mais vendas
Em termos de penetração da aceitação entre as PMEs formalizadas, 47% das empresas pesquisadas aceitam alguma forma de pagamento digital. Os resultados da pesquisa mostram que, segundo a maioria dos empresários, as vendas aumentaram com a aceitação de pagamentos digitais. Entre as empresas que aceitam pagamentos digitais, 74% disseram que a aceitação online aumentou suas vendas, enquanto 82% relataram aumento nas vendas com a aceitação de pagamentos digitais nas vendas presenciais. Mas, o medo das fraudes ainda impera nos dois ecossistemas.