Visa analisa a digitalização dos pagamentos nos comércios populares do Brasil

VCA, braço de consultoria analítica da Visa, avaliou compras de polos como 25 de Março, Brás, Saara e Ver-o-Peso.

A Visa, líder global em tecnologia de pagamentos, analisou o comportamento de consumo de quatro grandes polos de comércio popular do Brasil: a Rua 25 de Março e o bairro do Brás, em São Paulo; o Mercadão do Saara, no Rio de Janeiro; e o Mercado Ver-o-Peso, em Belém. Os dados levantados pela Visa Consulting & Analytics (VCA), braço de consultoria da Visa, revelam como a tecnologia e o uso de credenciais Visa está cada vez mais presente no cotidiano dos consumidores que frequentam os centros comerciais mais movimentados do Brasil, seja para uso próprio ou para compras corporativas.

A análise comparou as transações realizadas nesses locais entre 2023 e 2024 e prova que o uso do pagamento digital tem crescido com destaque para a tecnologia de pagamento por aproximação, que, em alguns casos, triplicou. Quanto às datas comemorativas, a análise conduzida pelo time de VCA mostra a força da Black Friday também para compras presenciais e em comércios populares. Tiago Moherdaui, vice-presidente da Visa Consulting & Analytics, destaca: “essas regiões são símbolos do comércio tradicional brasileiro. O estudo comprova como a aceitação e confiança nos pagamentos digitais têm crescido em todo o país. Além disso, fica evidente o quanto a Black Friday movimenta não só as compras online, mas também o comércio físico e popular, refletindo a importância dessa data para o setor varejista e para os consumidores que buscam conveniência e rapidez nas transações.”

Confira o destaque de cada um dos pólos analisados:

Rua 25 de Março, São Paulo (SP)

Coração do comércio popular paulistano, conhecida por seu grande fluxo diário de consumidores e oferta variada de produtos a preços acessíveis, a região da 25 de Março registrou uma alta nas compras online realizadas na região entre os anos de 2023 e 2024, com um crescimento de 261% nas transações de uso particular e quase 110% nas transações corporativas. As transações com pagamento por aproximação cresceram quase 30% e quase 90%, respectivamente. A data com maiores movimentações nesse centro comercial foi a Black Friday para o consumidor, com uma alta de 65% e o Dia das Mães para as empresas, com uma alta de quase 70%.

Distrito do Brás, São Paulo (SP)

Referência nacional no setor têxtil e de vestuário, o comportamento de compra do Brás em 2024 chamou atenção pelo crescimento de 345% nas transações por aproximação realizadas por cartões empresariais em relação a 2023. No geral, foi apontado um crescimento de quase 30% nas transações para uso do consumidor e 145% nas empresas. As datas com maior movimentação foram a Black Friday e as férias de dezembro e janeiro, tanto para o consumidor quanto para as empresas.

Mercadão do Saara, Rio de Janeiro (RJ)

Com centenas de lojas distribuídas em várias ruas do centro histórico, a região registrou alta de 15% nas compras do consumidor e de 145% nas compras empresariais em 2024, comparando a 2023. Entre os destaques, o uso do pagamento por aproximação cresceu quase 340% nas transações empresariais, assim como o Brás. A Black Friday liderou o crescimento entre os consumidores, enquanto o Dia das Crianças foi o principal impulsionador no uso empresarial.

Mercado Ver-o-Peso, Belém (PA)

ícone da cultura paraense, ponto turístico e comercial de Belém com grande circulação de alimentos, artesanato e produtos regionais, o Mercado Ver-o-Peso apresentou crescimento de 15% nas compras pessoais e mais de 30% nas empresariais. O pagamento por aproximação cresceu 35% no uso pessoal e quase 90% nas compras feitas por empresas. O maior pico nas transações pessoais ocorreu no Natal e Ano Novo, enquanto para empresas, os destaques foram as férias de julho e o Dia dos Pais.

METODOLOGIA

A análise foi conduzida pela equipe da Visa Consulting & Analytics com base nas transações realizadas com credenciais Visa emitidas no Brasil entre os anos de 2023 e 2024, nas regiões da Rua 25 de Março, Brás, Mercadão do Saara e Mercado Ver-o-Peso. Foram utilizados critérios de geolocalização (bairros e CEPs) para delimitação das áreas e categorização entre uso pessoal e corporativo. O estudo considerou tanto transações presenciais quanto digitais.

 

Sobre a Visa
A Visa (NYSE: V) é líder mundial em pagamentos digitais, facilitando transações entre consumidores, comerciantes, instituições financeiras e entidades governamentais em mais de 200 países e territórios. Nossa missão é conectar o mundo por meio da rede de pagamentos mais inovadora, conveniente, confiável e segura, permitindo que indivíduos, empresas e economias prosperem. Acreditamos que as economias que incluem todos em todos os lugares, elevam todos em todos os lugares e consideram o acesso fundamental para o futuro do movimento do dinheiro. Saiba mais em Visa.com.


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