Vendas no varejo brasileiro sobem 12,2% nesse final de ano

Brasil, SP – 23 de dezembro de 2024 – A Visa, líder global em pagamentos digitais, anunciou hoje o primeiro Visa Retail Spend Monitor, desenvolvido pelo Visa Consulting & Analytics, braço de consultoria da companhia. O estudo analisa os gastos dos consumidores na temporada de festas deste ano no setor de varejo e serviços de alimentação durante sete semanas, começando no dia 1º de novembro de 2024. Os resultados mostram que, no Brasil, o volume de vendas no varejo no período cresceu 12,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

"Notamos um aumento na confiança do consumidor nesta temporada de festas, refletido nas vendas online e presenciais e no crescimento em todas as categorias do varejo", diz Tiago Moherdaui, vice-presidente do Visa Consulting & Anlytics na Visa do Brasil. "O crescimento do comércio eletrônico continua evidenciando a mudança no comportamento do consumidor em favor dos pagamentos digitais, enquanto os padrões positivos das compras presenciais destacam a resiliência do setor varejista. Esse crescimento duplo mostra a adaptabilidade dos consumidores e dos varejistas em uma época tão importante para o varejo nacional".

Vejamos os destaques:

 

  • As compras online crescem, impulsionadas pela conveniência do digital: o aumento foi de 17,6% no e-commerce brasileiro, em relação ao mesmo período do ano passado.
  • Os consumidores retornam às lojas físicas: do total geral de gastos no varejo brasileiro, em torno de 74% do volume de pagamentos foi recebido em loja, mostrando que experiências presenciais mais ricas ainda são importantes para o consumidor. 
  • Roupas e acessórios estão na moda: as vendas de roupas e acessórios cresceram 13% nesta temporada de festas em comparação a 2023.
  • Venda de eletrônicos: o setor de eletrônicos registrou um aumento acima de 25,9% nas vendas.
  • Brinquedo garantido: o Visa Retail Spend Monitor mostrou que o setor de brinquedos também teve alta considerável nas vendas - crescimento superior a 24% em relação ao período analisado do ano anterior.
  • Os ingredientes da ceia: segundo estudo da Visa, o setor alimentar teve alta de 18,4% nas sete semanas analisadas em 2024 e em 2023.

 

O estudo Visa Retail Spend Monitor, desenvolvido pelo Visa Consulting & Analytics, cobre as vendas no varejo nacional com todos os tipos de pagamento. As conclusões baseiam-se na atividade agregada de vendas na rede de pagamentos da Visa e em estimativas derivadas de pesquisas para outras formas de pagamento.

O Visa Consulting & Analytics conta com uma rede global de 1.500 consultores, economistas, cientistas de dados e designers de produtos em 75 países, aliando expertise em consultoria de pagamentos aos amplos recursos de dados da VisaNet. No último ano, o VCA entregou mais de 3.000 projetos de consultoria, quase o dobro em relação ao ano anterior, ajudando os clientes a realizar cerca de U$5 bilhões em receita incremental como resultado.

Para saber mais sobre como Visa Consulting & Analytics pode ajudar os clientes a transformar dados e insights em ações comerciais de sucesso, clique aqui.

 

Metodologia: Retail Spend Monitor é uma estimativa do time de VCA sobre as vendas de varejo no Brasil durante as festas de final de ano, excluindo comércio de automóveis, combustíveis, restaurantes e outras categorias, em todos os tipos de pagamento, para o período de 7 semanas a partir de 1º de novembro de cada ano (2023 e 2024). A análise é construída usando um subconjunto dos dados da VisaNet no Brasil, combinados com dados de fontes, como: Banco Central do Brasil, Instituto de Geografia e Estatística, Euromonitor e ABECS. As opiniões, pontos de vista e/ou estimativas, conforme o caso ("visões"), expressas aqui são da equipe da Visa Consulting & Analytics e não refletem necessariamente as visões da administração executiva da Visa ou de outros funcionários da Visa. Este conteúdo tem como objetivo apenas fornecer informações e não devem ser considerados como aconselhamento operacional, de marketing, jurídico, técnico, tributário, financeiro ou outro, e não refletem de forma alguma o desempenho operacional ou financeiro real ou previsto da Visa. A Visa não faz nenhuma garantia ou representação quanto à completude ou precisão das visões contidas aqui, nem assume qualquer responsabilidade que possa resultar da confiança nessas visões. Essas visões são frequentemente baseadas nas condições atuais do mercado e estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio.

Sobre a Visa
A Visa (NYSE: V) é líder mundial em pagamentos digitais, facilitando transações entre consumidores, comerciantes, instituições financeiras e entidades governamentais em mais de 200 países e territórios. Nossa missão é conectar o mundo por meio da rede de pagamentos mais inovadora, conveniente, confiável e segura, permitindo que indivíduos, empresas e economias prosperem. Acreditamos que as economias que incluem todos em todos os lugares, elevam todos em todos os lugares e consideram o acesso fundamental para o futuro do movimento do dinheiro. Saiba mais em Visa.com.


Você também pode estar interessado

Pagamentos por aproximação

Pagamentos por aproximação crescem 40% no Brasil em 2025.

Conheça o pagamento sem contato

Tendências do varejo

Tecnologia, dados e confiança moldam a nova era do comércio.

Explore o futuro do consumo

Compras por celular

61% dos consumidores usam o celular em suas compras, online e no varejo.

Descubra consumo digital