Programa de benefícios da Visa abraça Data Science para otimizar campanhas
A Visa, líder de pagamentos digitais no mundo, está colocando cada vez mais o seu programa de benefícios Vai de Visa, no centro de sua estratégia nacional para as campanhas da marca e de seus parceiros. Nos últimos quatro anos, a base de portadores de credenciais Visa registrados no programa cresceu quase 30 vezes. O crescimento é fruto de uma estratégia 360º da empresa, que gera serviços de valor agregado ao conectar as áreas de Marketing com o braço de consultoria da companhia, o Visa Consulting & Analytics (VCA).
O Vai de Visa oferece uma variedade de benefícios e vantagens aos portadores das credenciais da empresa no Brasil, como a participação em campanhas promocionais, descontos, e experiências diferenciadas em diversas categorias como gastronomia, viagens, entretenimento, moda, saúde e bem-estar.
Por meio dos insights extraídos pela equipe de especialistas em Data Science e Marketing da Visa, que seguem rigorosamente os requerimentos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a companhia consegue desenvolver junto aos seus clientes – os emissores – estratégias que determinam com precisão quais públicos receberão quais mensagens e como será a personalização das campanhas, que inclui ofertas especiais e conteúdo educativo, de acordo com os perfil de cada base.
Esses resultados são impulsionados pelo Visa Marketing Platform (VMP), uma plataforma proprietária da empresa voltada para a criação e execução de campanhas de marketing personalizadas para emissores e credenciadores. O VMP permite a criação de campanhas segmentadas e ajustadas ao comportamento transacional de cada portador, identificado a partir dos dados fornecidos pela base do Vai de Visa.
“A importância do Vai de Visa vai além do relacionamento com o consumidor final. Através da nossa estratégia de serviços de valor agregado, conseguimos entregar soluções de alto valor para os bancos e instituições financeiras emissoras. O programa tem nos ajudado a segmentar melhor as nossas campanhas e as de nossos clientes, o que, consequentemente, aumenta a nossa assertividade em relação às expectativas e necessidades dos portadores das nossas credenciais”, explica Carla Mita, vice-presidente de Marketing da Visa do Brasil.
Com a implementação de outra solução que engloba Marketing e Data Science, a Jornada do Viajante, possibilita que os portadores que adquirem passagens aéreas com credenciais Visa recebam comunicações direcionadas em diferentes momentos da viagem, lembrando-os dos benefícios que estão ao seu cartão como Seguro Viagem, o Visa Concierge, os Lounges disponíveis no Visa Airport Companion, entre outros.
“Estamos trabalhando para ampliar a base de beneficiados pelo Vai de Visa, por meio de parcerias cada vez mais atrativas para os portadores. Em 2012, tínhamos 20 empresas parceiras no programa, e hoje esse número mais do que quadruplicou, chegando a 88. Isso contribui para o aumento no número de credenciais cadastradas e, como resultado, gera mais dados para explorarmos com a ajuda da IA e Data Science, obtendo insights valiosos para as campanhas e soluções da Visa”, finaliza a executiva.
A base de dados do programa também sustenta uma poderosa iniciativa que permite aos portadores de cartões Visa contribuir para causas sociais cada vez que utilizam sua credencial. O “Visa Causas” é um programa que facilita e incentiva doações para organizações sem fins lucrativos e projetos sociais, colocando o portador no controle das ações, e até o momento já realizou quase 500 milhões de doações. A cada compra realizada com um cartão Visa, uma pequena porcentagem do valor, ou uma quantia fixa, é doada automaticamente pela Visa para uma das 21 causas escolhidas pelo usuário.